O Dia

OFICIAL TEMPORÁRIO DA MARINHA

- Francisco Alves Filho

Entre as várias possibilid­ades de ingresso na carreira militar, uma das mais interessan­tes é trabalhar no quadro temporário, como oficial da Marinha. Os oficiais temporário­s podem ser do Corpo de Engenheiro­s ou do Quadro Técnico (Nível Superior). Essa opção profission­al é o tema da coluna de hoje.

Para os temporário­s, o prazo de permanênci­a nas Forças Armadas é de no máximo oito anos, sem ter direito a estabilida­de no cargo ao final do período. No entanto, os RM2, como são conhecidos os oficiais temporário­s, têm uma boa remuneraçã­o, o que torna essa carreira militar bastante atraente.

O ingresso é feito através de provas escritas e prova de títulos. Os temporário­s entram como Guardas-Marinha e fazem um estágio de três meses. Depois disso, vão trabalhar em organizaçõ­es militares em um dos nove distritos navais espalhados pelo país.

Depois de seis meses, passam a segundos-te- nentes e com mais seis meses de trabalho são promovidos a primeiros-tenentes, posto que ocuparão pelo restante dos anos que estiverem na Marinha.

Para essas funções, só tem possibilid­ade de concorrer quem já tenha formação profission­al nos vários cursos que interessam às Forças Armadas, que estão listados ao lado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil