O Dia

Posição dos outros presidenci­áveis em relação ao segundo turno

PDT irá punir filiados que estiverem a favor do PSL. Vice de Alckmin irá apoiar Bolsonaro

-

Ciro Gomes (PDT), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições, com 12% dos votos válidos, deixou claro que não deverá apoiar Bolsonaro. “O meu espírito é continuar fazendo o que eu fiz a minha vida inteira: lutar em defesa da democracia e contra o fascismo. Ele (Bolsonaro) não. Sem dúvida”, disse. Ontem de manhã, Carlos Lupi, presidente do partido, se reuniu com Ciro em Fortaleza. E disse que o PDT deve anunciar o ‘apoio crítico’ à candidatur­a de Fernando Haddad (PT). A sigla deve punir filiados ou candidatos que manifestar­em apoio ao presidenci­ável do PSL.

Em seu discurso após o resultado do pleito, Geraldo Alckmin (PSDB) não se posicionou sobre um possível apoio a um dos candidatos que seguem na disputa. O ex -presidente Fernando Henrique Cardoso usou a rede social para alegar que não vai apoiar nenhum candidato à eleição presidenci­al. Entretanto, a senadora Ana Amélia (PP-RS), candidata a vice-presidênci­a na chapa, declarou apoio a Bolsonaro. Assim como Alckmin, Henrique Meirelles (MDB) também não se posicionou. “Contem comigo sempre para trabalhar pelo Brasil. Não para trabalhar por um grupo ou por um projeto específico”, disse. Já o candidato do partido Novo, João Amoêdo, não descartou apoio a Bolsonaro.

CRÍTICAS AOS CANDIDATOS

Marina Silva e o vice em sua chapa, Eduardo Jorge, do PV, não tomaram uma decisão. “Não temos nenhuma identifica­ção com nenhum projeto autoritári­o, pelo menos da minha parte. Mas também é preciso que se reconheça que a democracia é prejudicad­a tanto pelas ideias autoritári­as quanto pelo uso da corrupção que distorce a opção soberana dos eleitores, como aconteceu em 2014 com tudo o que está aí”, ponderou Marina.

Guilherme Boulos, candidato à Presidênci­a pelo PSOL, declarou o seu apoio ao petista Fernando Haddad pela sua conta do Twitter. “Agora estaremos nas ruas para derrotar o fascismo e eleger quem representa a democracia no segundo turno: Fernando Haddad”, escreveu o psolista.

 ?? AFP ?? PDT, de Ciro Gomes, manifestou ‘apoio crítico’ ao candidato do PT
AFP PDT, de Ciro Gomes, manifestou ‘apoio crítico’ ao candidato do PT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil