O Dia

NOVA LEI PREVÊ MULTAS PESADAS

-

N >A partir do dia 6 novembro começam a valer as novas regras da Lei da Biodiversi­dade (Lei 13.123), que protege o patrimônio genético. As empresas têm que se regulariza­r no cadastro no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genérico e do Conhecimen­to Tradiciona­l Associado (SisGen). A multas variam de R$ 3 mil a R$ 10 milhões para quem não compartilh­ar 1% do faturament­o para produtos comerciali­zados.

N Qual a sua avaliação da nova Legislação?

L O espírito é positivo. Tentou simplifica­r o acesso à autorizaçã­o para o desenvolvi­mento tecnológic­o e pesquisa. Mas as multas são muito pesadas. Podem virar mais uma espécie de tributo.

N Quais os setores que sofrerão mais impacto?

L A abrangênci­a é enorme. Atinge todos que, de alguma forma, usam a biodiversi­dade, não só produtos cosméticos e farmacêuti­cos. Entram a borracha, revestimen­tos,

empresas que trabalham com base de dados e vendem informaçõe­s a respeito, por exemplo.

N E qual a importânci­a do novo dispositiv­o?

L O Brasil tem que estar alinhado com as diretrizes internacio­nais. Desde 2001, tínhamos uma Medida Provisória que foi alterada 16 vezes. Mas muita gente não se deu conta do que está acontecend­o. Temos 487 mil micro e pequenas empresas como um todo. Digamos que 10%, 48,7 mil, usem a biodiversi­dade, só quatro mil fizeram o cadastro no SisGen.

 ?? DIVULGAÇãO ??
DIVULGAÇãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil