O Dia

Imprensa internacio­nal repercute eleições no país

Veículos destacaram expressiva votação de Jair Bolsonaro (PSL) e ida ao 2º turno

-

Oresultado das urnas brasileira­s repercutiu em jornais do exterior. A vitória expressiva de Jair Bolsonaro (PSL), que obteve 46% dos votos válidos, estampou a capa de veículos em todo o mundo com especulaçõ­es sobre os reflexos no país com uma possível vitória da extrema direita no segundo turno. A derrota de Fernando Haddad (PT) em diversas regiões do país que antes eram dominadas pelo partido também chamou a atenção dos veículos de comunicaçã­o.

“O candidato de extrema direita que falou com carinho da antiga ditadura militar do Brasil chegou perto de uma vitória na eleição presidenci­al do país no domingo”, publicou o The New York Times. “Bolsonaro aproveitou a raiva e o desejo de desmantela­r o status quo que tomou conta de muitos brasileiro­s. Ele se tornou o rosto de um movimento conservado­r crescente em um país onde os evangélico­s representa­m um em cada quatro eleitores e mais de 90 legislador­es federais”, destacou o principal jornal norte-americano.

O espanhol El Pais salientou o baque político que

atingiu o PT nessas eleições. “O choque que o Partido dos Trabalhado­res sofreu é surpreende­nte”, afirmou o jornal. “A sombra de Lula revelou-se um elemento tóxico”, acrescento­u.

“As pesquisas também falharam. Nenhuma pesquisa poderia avaliar o cresciment­o exponencia­l do líder da extrema direita. O último, conhecido na noite de sábado, disse que obteria 40% dos votos válidos, seis pontos a menos do que finalmente conseguiu”, escreveu o El Pais.

O jornal mexicano Excelsior

ressaltou a polarizaçã­o no país. “O primeiro turno desenha um mapa geográfico eleitoral do Brasil muito dividido entre o Nordeste como campo da esquerda e de população de renda baixa, que votou pelo socialista. E o Sul, Sudeste e Centro, as regiões mais ricas, marcadamen­te conservado­ras”, diz a reportagem.

O francês Le Monde atribui a liderança de Jair Bolsonaro a uma postura dura em relação à inseguranç­a. “E porque sua carreira é livre de corrupção, enquanto o PT está envolvido em um dos maiores escândalos de corrupção descoberto­s na história do país”.

SEM MODERAÇÃO

O tabloide britânico The Guardian rotulou Jair Bolsonaro como ‘populista’ e acenou para a manutenção do discurso de enfrentame­nto do capitão reformado do Exército. “Ele não moderará sua retórica combativa ou se tornará um candidato ‘paz e amor’ enquanto caminha para se tornar líder da maior democracia da América Latina”, publicou o periódico.

 ??  ?? The New York Times diz que Bolsonaro deixa vitória escapar The Guardian repercute discurso conservado­r de candidato do PSL El Pais destaca votação de candidato radical
The New York Times diz que Bolsonaro deixa vitória escapar The Guardian repercute discurso conservado­r de candidato do PSL El Pais destaca votação de candidato radical

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil