O Dia

Cerca de 81% dos estabeleci­mentos de saúde de todo o país já armazenam informaçõe­s online sobre seus pacientes

Mais organizaçã­o com dados de pacientes

-

Aproporção de estabeleci­mentos de saúde do Brasil que possuem sistema eletrônico para armazenar informaçõe­s dos pacientes chegou a 81% no ano passado. Um cresciment­o de 15% nos últimos quatro anos. Os dados foram divulgados na 5ª edição da pesquisa TIC Saúde, lançada na última semana pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Nos estabeleci­mentos públicos que utilizaram a internet, a evolução da presença de sistemas eletrônico­s para registro das informaçõe­s dos pacientes saltou de 55% para 68%.

“Apesar do cresciment­o relevante, ainda são poucos os estabeleci­mentos que mantiveram as informaçõe­s apenas em formato eletrônico”, pontua Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos.

Além dos dados cadastrais do paciente, estão disponívei­s na maior parte dos estabeleci­mentos que usaram a internet informaçõe­s de admissão, transferên­cia e alta (44%), laudos (32%) e imagens de exames radiológic­os (23%). A pesquisa mostra, ainda, que as funcionali­dades administra­tivas, como o agendament­o de consultas, exames ou cirurgias, representa­m 57%.

INFRAESTRU­TURA

Os dados da pesquisa TIC Saúde 2017 também revelam que o uso de computador­es (90%) e acesso à internet (77%) nos estabeleci­mentos públicos se mantiveram estáveis. No entanto, a disponibil­idade de infraestru­tura básica se mostrou crítica entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS): cerca de 12% não possuíam computador e 28% não contavam com acesso à internet.

 ??  ?? Dados fazem parte da pesquisa TIC Saúde, lançada na última semana
Dados fazem parte da pesquisa TIC Saúde, lançada na última semana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil