O Dia

Viagem com criança no carro

Especialis­tas falam sobre a importânci­a das cadeirinha­s para a segurança dos pequenos durante as viagens

- LUCAS CARDOSO lucas.cardoso@odia.com.br

Para os motoristas que vão pegar a estrada com crianças no carro no feriado que começa a partir de amanhã, é importante ficar atento ao uso correto das cadeirinha­s infantis. Pouca gente sabe. Mas esses equipament­os possuem indicação para cada faixa etária e peso. O número de autuações por transporte de crianças sem a proteção exigida cresceu 41% em comparação ao mesmo período do ano passado no feriado da Independên­cia, apontou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em meio a esse cenário, especialis­tas falam sobre a importânci­a desse tipo de proteção.

Os assentos para crianças estão entre os cinco principais fatores decisivos na redução da mortalidad­e do trânsito. De acordo com a Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU), o risco de morte cai, em média, 75%, com os dispositiv­os. “Algumas pessoas acham que esse tipo de acidente nunca vai acontecer com elas. Outras desconhece­m as consequênc­ias ou minimizam os riscos para as crianças durante uma colisão no trânsito. É questão de educação”, diz Cláudia Moraes, especialis­ta na formação e capacitaçã­o de condutores.

Além de configurar uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na CNH, não utilizar os itens reduz a efetividad­e de itens de segurança presentes nos carros, como airbags. “Em uma colisão, por ter um corpo mais leve e menor, crianças fora da cadeirinha podem ser lançadas para fora do carro pelo vidro dianteiro ou lateral”, alerta o ortopedist­a pediátrico Rommel Barreto.

LEI DA CADEIRINHA

Com dez anos, a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda causa dúvidas. Segundo determina o documento, bebês de até 1 ano ou 13 quilos deve utilizar o bebê conforto, que fica posicionad­o de costas para o movimento do trânsito e no banco traseiro. De 1 a 4 anos, as crianças devem usar a cadeirinha. O assento por elevação, último equipament­o de segurança para os pequenos, é indicado para crianças de 4 a 7 anos. Os pais continuam obrigados a acomodar crianças no banco traseiro até os 10 anos.

Para o ortopedist­a pediátrico Rommel Barreto, essas regras devem ser seguidas. Mas não podem ser levadas à risca. Os pais precisam avaliar sempre três fatores na hora de escolher ou mudar o dispositiv­o de segurança: tamanho, peso e idade. Se um bebê com menos de 1 ano é grande para idade, ele deve passar do bebê conforto para o próximo, que é a cadeirinha”, orienta.

VIAGEM DE CARRO

Em viagens longas, é comum que a interação entre passageiro­s e motorista seja grande. Segundo a especialis­ta na condução Cláudia Moraes, está comprovado que o uso do assento de segurança deixa crianças menos agitadas. “O motorista deve estar atento, única e exclusivam­ente ao que acontece a sua frente”.

NBurigotto Touring Evolution 3042: 63

NNNChicco Key Fit: 73

Cosco Auto Evolve: 60 Burigotto Multipla: 60

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? Viagem em família é oportunida­de de estreitar laços. Mas merece atenção quanto a questões de segurança
FOTOS DIVULGAÇÃO Viagem em família é oportunida­de de estreitar laços. Mas merece atenção quanto a questões de segurança
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil