O Dia

CARIOCAS FAZEM FILA POR BÊNÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Celebração em homenagem à Nossa Senhora Aparecida teve missas e procissão. Fiéis pediram paz

- ALINE CAVALCANTE aline.cavalcante@odia.com.br

ODia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, foi de verdadeira demonstraç­ão de fé, devoção e também esperança. Centenas de fiéis lotaram, ontem, a matriz dedicada à santa, no Cachambi, na Zona Norte. Além de agradecer as bênçãos concedidas, um pedido incomum foi incluído nas orações dos devotos: paz.

“Estamos vivendo em meio à violência. Então, pedi paz, porque é disso que precisamos”, contou Pedro Melo de Jesus, de 61 anos, que foi à missa acompanhad­a da mulher e também da filha, ambas devotas da padroeira. “Hoje eu só pediria paz para o nosso Estado do Rio”, reforçou Rosely Cristo, 58, esposa.

A primeira celebração em homenagem à padroeira do Brasil começou às 6h. A missa solene campal, presidida por Dom Paulo Romão, bispo auxiliar da Arquidioce­se do Rio de Janeiro, reuniu os fiéis em frente à igreja para acompanhar a chegada da tradiciona­l motociata e da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida por um grupo de motociclis­tas — a santa também é padroeira deles. Muitos se emocionara­m com o cortejo.

“Estou emocionada demais. É linda toda essa celebração, esse momento de fé. Desde pequena, todo ano eu venho. Me encantei por ela”, disse Lúcia Regina, 65.

Outro momento de emoção foi a escolha dos guardiões do manto de Nossa Senhora. Todos os anos, dois fiéis são escolhidos para levar o símbolo sacro para casa e permanecem com ele durante doze meses. O representa­nte de vendas Rodrigo Barros, 40, disse que a experiênci­a é incrível. “Foi um período maravilhos­o, uma honra. Minha família viveu momentos de fé. Um familiar recebeu a cura de uma doença”, lembrou.

PEDIDOS

Além de pedidos por paz, alguns fiéis aproveitar­am para pedir uma ajudinha para sair da crise. “Pedi um emprego para o meu marido e outro para o meu irmão”, relatou Michelle Ribeiro, 29, que herdou da mãe a devo- ção pela padroeira.

Ana Maria, 55, devota há mais de 20 anos, colocou a filha e a neta, que vai nascer em dezembro, nas orações. “Pedi para a minha netinha vir com saúde e para minha filha ter um parto tranquilo. Este ano concentrei minhas orações para elas”.

As missas foram celebradas durante todo o dia de ontem. A primeira começou às 6h, mas, um pouco antes, fiéis participar­am da alvorada, às 5h. As celebraçõe­s em comemoraçã­o ao dia da santa padroeira do Brasil foram até às 15h. No final da tarde, uma procissão saiu pelas ruas do bairro. Uma missa solene campal marcou o encerramen­to das homenagens de Nossa Senhora Aparecida.

IGREJA HISTÓRICA

A igreja que fica no Cachambi é a primeira paróquia do Estado do Rio de Janeiro dedicada à Nossa Senhora Aparecida. O espaço existe há mais de 100 anos.

Estamos vivendo em meio à violência no Rio de Janeiro. Então, o que eu pedi foi paz, porque é disso que nós estamos precisando

PEDRO MELO DE JESUS, devoto

 ?? MAÍRA COELHO ??
MAÍRA COELHO
 ?? FOTOS MAÍRA COELHO ?? A imagem da santa recebeu um novo manto durante a missa solene campal, que reuniu vários devotos durante todo o dia de ontem
FOTOS MAÍRA COELHO A imagem da santa recebeu um novo manto durante a missa solene campal, que reuniu vários devotos durante todo o dia de ontem
 ??  ?? Fiéis lotaram a igreja de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada no Cachambi, na Zona Norte
Fiéis lotaram a igreja de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada no Cachambi, na Zona Norte
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil