CA­RI­O­CAS FA­ZEM FI­LA POR BÊN­ÇÃO DE NOS­SA SE­NHO­RA APA­RE­CI­DA.

Ce­le­bra­ção em ho­me­na­gem à Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da te­ve mis­sas e pro­cis­são. Fiéis pe­di­ram paz

O Dia - - FRONT PAGE - ALINE CAVALCANTE aline.cavalcante@odia.com.br

ODia de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, a pa­dro­ei­ra do Bra­sil, foi de ver­da­dei­ra de­mons­tra­ção de fé, de­vo­ção e tam­bém es­pe­ran­ça. Cen­te­nas de fiéis lo­ta­ram, on­tem, a ma­triz de­di­ca­da à san­ta, no Ca­cham­bi, na Zo­na Nor­te. Além de agra­de­cer as bên­çãos con­ce­di­das, um pe­di­do in­co­mum foi in­cluí­do nas ora­ções dos de­vo­tos: paz.

“Es­ta­mos vi­ven­do em meio à vi­o­lên­cia. En­tão, pe­di paz, por­que é dis­so que pre­ci­sa­mos”, con­tou Pe­dro Melo de Je­sus, de 61 anos, que foi à mis­sa acom­pa­nha­da da mu­lher e tam­bém da fi­lha, am­bas de­vo­tas da pa­dro­ei­ra. “Ho­je eu só pe­di­ria paz pa­ra o nos­so Es­ta­do do Rio”, re­for­çou Ro­sely Cris­to, 58, es­po­sa.

A pri­mei­ra ce­le­bra­ção em ho­me­na­gem à pa­dro­ei­ra do Bra­sil co­me­çou às 6h. A mis­sa so­le­ne cam­pal, pre­si­di­da por Dom Pau­lo Ro­mão, bis­po au­xi­li­ar da Ar­qui­di­o­ce­se do Rio de Ja­nei­ro, reu­niu os fiéis em fren­te à igre­ja pa­ra acom­pa­nhar a che­ga­da da tra­di­ci­o­nal mo­to­ci­a­ta e da ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, tra­zi­da por um gru­po de mo­to­ci­clis­tas — a san­ta tam­bém é pa­dro­ei­ra de­les. Mui­tos se emo­ci­o­na­ram com o cor­te­jo.

“Es­tou emo­ci­o­na­da de­mais. É lin­da to­da es­sa ce­le­bra­ção, es­se mo­men­to de fé. Des­de pe­que­na, to­do ano eu ve­nho. Me en­can­tei por ela”, dis­se Lú­cia Re­gi­na, 65.

Ou­tro mo­men­to de emo­ção foi a es­co­lha dos gu­ar­diões do man­to de Nos­sa Se­nho­ra. To­dos os anos, dois fiéis são es­co­lhi­dos pa­ra le­var o sím­bo­lo sa­cro pa­ra ca­sa e per­ma­ne­cem com ele du­ran­te do­ze me­ses. O re­pre­sen­tan­te de ven­das Ro­dri­go Bar­ros, 40, dis­se que a ex­pe­ri­ên­cia é in­crí­vel. “Foi um pe­río­do ma­ra­vi­lho­so, uma honra. Mi­nha fa­mí­lia viveu mo­men­tos de fé. Um fa­mi­li­ar re­ce­beu a cu­ra de uma do­en­ça”, lem­brou.

PE­DI­DOS

Além de pe­di­dos por paz, al­guns fiéis apro­vei­ta­ram pa­ra pe­dir uma aju­di­nha pa­ra sair da cri­se. “Pe­di um em­pre­go pa­ra o meu ma­ri­do e ou­tro pa­ra o meu ir­mão”, re­la­tou Mi­chel­le Ri­bei­ro, 29, que her­dou da mãe a de­vo- ção pe­la pa­dro­ei­ra.

Ana Ma­ria, 55, de­vo­ta há mais de 20 anos, co­lo­cou a fi­lha e a ne­ta, que vai nas­cer em de­zem­bro, nas ora­ções. “Pe­di pa­ra a mi­nha ne­ti­nha vir com saú­de e pa­ra mi­nha fi­lha ter um par­to tran­qui­lo. Es­te ano con­cen­trei mi­nhas ora­ções pa­ra elas”.

As mis­sas fo­ram ce­le­bra­das du­ran­te to­do o dia de on­tem. A pri­mei­ra co­me­çou às 6h, mas, um pou­co an­tes, fiéis par­ti­ci­pa­ram da al­vo­ra­da, às 5h. As ce­le­bra­ções em co­me­mo­ra­ção ao dia da san­ta pa­dro­ei­ra do Bra­sil fo­ram até às 15h. No fi­nal da tar­de, uma pro­cis­são saiu pe­las ru­as do bair­ro. Uma mis­sa so­le­ne cam­pal mar­cou o en­cer­ra­men­to das ho­me­na­gens de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da.

IGRE­JA HIS­TÓ­RI­CA

A igre­ja que fi­ca no Ca­cham­bi é a pri­mei­ra pa­ró­quia do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro de­di­ca­da à Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da. O es­pa­ço exis­te há mais de 100 anos.

Es­ta­mos vi­ven­do em meio à vi­o­lên­cia no Rio de Ja­nei­ro. En­tão, o que eu pe­di foi paz, por­que é dis­so que nós es­ta­mos pre­ci­san­do

PE­DRO MELO DE JE­SUS, de­vo­to

MAÍRA CO­E­LHO

FO­TOS MAÍRA CO­E­LHO

A ima­gem da san­ta re­ce­beu um no­vo man­to du­ran­te a mis­sa so­le­ne cam­pal, que reu­niu vá­ri­os de­vo­tos du­ran­te to­do o dia de on­tem

Fiéis lo­ta­ram a igre­ja de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, que fi­ca lo­ca­li­za­da no Ca­cham­bi, na Zo­na Nor­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.