Pla­ca do Mer­co­sul é proi­bi­da no Bra­sil

De­na­tran diz não ter si­do no­ti­fi­ca­do e De­tran man­tém o em­pla­ca­men­to de veí­cu­los

O Dia - - FRONT PAGE - CÁS­SIO BRU­NO cas­sio.go­mes@odia.com.br

Rio já tem 112 mil veí­cu­los em­pla­ca­dos com o no­vo mo­de­lo. Sus­pen­são foi mo­ti­va­da por fal­ta de re­gu­la­men­ta­ção. De­tran ain­da não foi no­ti­fi­ca­do e man­te­ve agen­da­men­tos.

Uma li­mi­nar con­ce­di­da pe­la de­sem­bar­ga­do­ra Da­ni­e­le Ma­ra­nhão, do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 1ª Re­gião, em Bra­sí­lia, sus­pen­deu a ado­ção das pla­cas do Mer­co­sul em veí­cu­los no Bra­sil. A de­ci­são da ma­gis­tra­da ocor­reu na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra. Atu­al­men­te, ape­nas o Rio usa o no­vo mo­de­lo. O pe­di­do de sus­pen­são foi fei­to pe­la As­so­ci­a­ção das Em­pre­sas Fa­bri­can­tes e La­cra­do­ras de Pla­cas Au­to­mo­ti­vas de San­ta Ca­ta­ri­na (Aplasc).

Se­gun­do Da­ni­e­le Ma­ra­nhão, há dois ar­gu­men­tos pa­ra a in­ter­rup­ção do em­pla­ca­men­to. A pri­mei­ra é que a no­va re­so­lu­ção pre­vê que o De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de Trân­si­to (De­na­tran) fi­que res­pon­sá­vel por cre­den­ci­ar os fa­bri­can­tes. Mas a de­sem­bar­ga­do­ra ale­ga que a fun­ção ca­be aos De­trans, con­for­me o Có­di­go de Trân­si­to Bra­si­lei­ro.

O se­gun­do mo­ti­vo é de que o go­ver­no de­ve­ria ter im­plan­ta­do um sis­te­ma de con­sul­tas e tro­cas de in­for­ma­ção das no­vas pla­cas pa­ra só en­tão re­a­li­zar os em­pla­ca­men­tos.

A de­ci­são, é cla­ro, re­vol­tou mui­tos pro­pri­e­tá­ri­os de veí­cu­los. Foi o ca­so do téc­ni­co de me­câ­ni­ca in­dus­tri­al Jú­ni­or Souza, 25 anos. Mo­ra­dor de Du­que de Ca­xi­as e mo­to­ris­ta de apli­ca­ti­vo pa­ra com­ple­men­tar o sa­lá­rio, ele tro­cou a an­ti­ga pla­ca há ape­nas du­as se­ma­nas. Gas­tou R$ 219,35 com a mu­dan­ça. “Acho que a li­mi­nar vai cair. Mui­tas pes­so­as já fi­ze­ram o no­vo em­pla­ca­men­to. Vão de­vol­ver o di­nhei­ro de to­do mun­do?”, ques­ti­o­nou.

Em no­ta, o De­na­tran in­for­mou que não foi no­ti­fi­ca­do, mas to­ma­rá as me­di­das ca­bí­veis ao ser co­mu­ni­ca­do. Já o Den­tran-RJ afir­ma que aguar­da­rá um po­si­ci­o­na­men­to do De­na­tran. Se­gun­do o ór­gão, o em­pla­ca­men­to se­gue nor­mal­men­te.

“Nes­te mês de lan­ça­men­to, 112 mil pla­cas já fo­ram con­fec­ci­o­na­das e, por­tan­to, o sis­te­ma do De­tran já ad­mi­nis­tra as du­as pla­cas si­mul­ta­ne­a­men­te. Ne­nhum ci­da­dão flu­mi­nen­se se­rá pre­ju­di­ca­do por ins­ta­lar a no­va pla­ca”, res­sal­ta o De­tran, por no­ta.

DI­VUL­GA­ÇÃO / MANOELLA MEL­LO

ALE­XAN­DRE BRUM / AGENCIA O DIA

Jú­ni­or Souza, mo­to­ris­ta de apli­ca­ti­vo, acre­di­ta que li­mi­nar se­rá sus­pen­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.