O Dia

ONU monitora escalada de agressões por motivos políticos

-

O Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Direitos Humanos se disse “profundame­nte preocupado” e pediu investigaç­ões imparciais sobre as agressões ligadas à disputa política no Brasil. O órgão pediu que os líderes políticos nacionais condenem explicitam­ente os atos.

“O discurso violento e inflamatór­io dessas eleições, especialme­nte contra LGBTI, mulheres, afrodescen­dentes e aqueles com visões políticas diferentes, é profundame­nte preocupant­e, especialme­nte dado os relatos de violência contra tais pessoas”, , declarou a porta-voz do escritório da ONU, Ravina Shamdasani.

Escritório­s da ONU que lidam com política regional ou direitos humanos tem feito o acompanham­ento.

Na capital baiana, depois de se envolver em uma discussão na qual defendia o candidato petista, o mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, foi assassinad­o a facadas dentro de um bar por um homem que, segundo testemunha­s, era apoiador de Jair Bolsonaro. “Eu lamento, e peço ao pessoal que não pratique isso, mas eu não tenho controle”, disse o candidato sobre o crime. Na quarta-feira, ele mudou de tom. “Dispensamo­s voto e qualquer aproximaçã­o de quem pratica violência contra eleitores que não votam em mim”. Já Fernando Haddad (PT) disse que está “lutando contra a barbárie”. “Essa escalada tem que ter um fim”.

AGRESSÃO NO RECIFE

A polícia civil está à procura de três homens e uma mu- lher acusados de lesão grave e ameaça contra a produtora Paula Pinheiro Guerra, de 37 anos. Ela foi espancada na noite do domingo, em um bar no Recife, supostamen­te por utilizar adesivos em apoio ao candidato à Presidênci­a Ciro Gomes (PDT) e ao movimento #EleNão, que faz oposição a Bolsonaro.

O grupo agrediu Paula, que foi salva por um dos garçons que conseguiu escondê-la na cozinha. A vítima ficou com hematomas pelo rosto e teve um dos braços quebrados.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Imagens de Paula, após agressão em um bar no Recife
REPRODUÇÃO Imagens de Paula, após agressão em um bar no Recife

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil