ONU mo­ni­to­ra es­ca­la­da de agres­sões por mo­ti­vos po­lí­ti­cos

O Dia - - POLÍTICA E PAÍS -

O Al­to Co­mis­sa­ri­a­do das Na­ções Uni­das pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos se dis­se “pro­fun­da­men­te pre­o­cu­pa­do” e pe­diu in­ves­ti­ga­ções im­par­ci­ais so­bre as agres­sões li­ga­das à dis­pu­ta po­lí­ti­ca no Bra­sil. O ór­gão pe­diu que os lí­de­res po­lí­ti­cos na­ci­o­nais con­de­nem ex­pli­ci­ta­men­te os atos.

“O dis­cur­so vi­o­len­to e in­fla­ma­tó­rio des­sas elei­ções, es­pe­ci­al­men­te con­tra LGBTI, mu­lhe­res, afro­des­cen­den­tes e aque­les com vi­sões po­lí­ti­cas di­fe­ren­tes, é pro­fun­da­men­te pre­o­cu­pan­te, es­pe­ci­al­men­te da­do os re­la­tos de vi­o­lên­cia con­tra tais pes­so­as”, , de­cla­rou a por­ta-voz do es­cri­tó­rio da ONU, Ra­vi­na Sham­da­sa­ni.

Es­cri­tó­ri­os da ONU que li­dam com po­lí­ti­ca re­gi­o­nal ou di­rei­tos hu­ma­nos tem fei­to o acom­pa­nha­men­to.

Na ca­pi­tal bai­a­na, de­pois de se en­vol­ver em uma dis­cus­são na qual de­fen­dia o can­di­da­to pe­tis­ta, o mes­tre de ca­po­ei­ra Ro­mu­al­do Ro­sá­rio da Cos­ta, foi as­sas­si­na­do a fa­ca­das den­tro de um bar por um ho­mem que, se­gun­do tes­te­mu­nhas, era apoi­a­dor de Jair Bol­so­na­ro. “Eu la­men­to, e pe­ço ao pes­so­al que não pra­ti­que is­so, mas eu não te­nho con­tro­le”, dis­se o can­di­da­to so­bre o cri­me. Na quar­ta-fei­ra, ele mu­dou de tom. “Dis­pen­sa­mos vo­to e qu­al­quer apro­xi­ma­ção de quem pra­ti­ca vi­o­lên­cia con­tra elei­to­res que não vo­tam em mim”. Já Fer­nan­do Had­dad (PT) dis­se que es­tá “lu­tan­do con­tra a bar­bá­rie”. “Es­sa es­ca­la­da tem que ter um fim”.

AGRES­SÃO NO RE­CI­FE

A po­lí­cia ci­vil es­tá à pro­cu­ra de três ho­mens e uma mu- lher acu­sa­dos de le­são gra­ve e ame­a­ça con­tra a pro­du­to­ra Pau­la Pi­nhei­ro Gu­er­ra, de 37 anos. Ela foi es­pan­ca­da na noi­te do do­min­go, em um bar no Re­ci­fe, su­pos­ta­men­te por uti­li­zar ade­si­vos em apoio ao can­di­da­to à Pre­si­dên­cia Ci­ro Go­mes (PDT) e ao mo­vi­men­to #EleNão, que faz opo­si­ção a Bol­so­na­ro.

O gru­po agre­diu Pau­la, que foi salva por um dos gar­çons que con­se­guiu es­con­dê-la na co­zi­nha. A ví­ti­ma fi­cou com he­ma­to­mas pe­lo ros­to e te­ve um dos bra­ços que­bra­dos.

REPRODUÇÃO

Ima­gens de Pau­la, após agres­são em um bar no Re­ci­fe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.