O Dia

Notebook encontrado pode conter provas de esquemas de Cabral

Computador estava no fundo de lago em fazenda de operador alvo da Lava Jato

-

Um notebook com registros que confirmam o esquema de propina do grupo liderado pelo ex-governador Sérgio Cabral foi encontrado em um lago, na fazenda de Carlos Miranda, que é citado como o ‘homem da mala’. Carlos teria jogado o computador no local há quatro anos para tentar destruir provas. O sítio fica no município de Paraíba do Sul, no Sul Fluminense. A informação foi antecipada pela Globo News e confirmada pelo DIA.

Segundo depoimento de Miranda ao MPF, o equipament­o guardava as planilhas com as transações realizadas pelo grupo de Cabral. Entre eles, estariam os comprovant­es de pagamentos feitos ao então procurador-geral de Justiça do Estado, Cláudio Lopes, denunciado na última terça-feira por formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa, além de quebra de sigilo funcional.

Cláudio Lopes foi afastado de suas funções por 60 dias após decisão do procurador­geral em exercício, Ricardo Ribeiro Martins. O episódio foi publicado na quinta-feira em primeira mão pelo blog Justiça e Cidadania. Essa é a primeira vez que um procurador que ocupou o mais alto cargo administra­tivo do órgão é denunciado por crimes à Justiça.

Procurado, o MPRJ informou que a perícia do equipament­o está sob sigilo de investigaç­ão. Edson Coutinho, diretor-técnico da CBL, empresa de recuperaçã­o de dados, afirma que o disco rígido, em que são gravadas as informaçõe­s do usuário, pode estar protegido. “O HD fica dentro de uma capsula preservada no notebook e possui um filtro contra impurezas”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil