O Dia

Palestras e atividades gratuitas na luta contra câncer de mama.

Ação de conscienti­zação e atividades gratuitas serão realizadas em toda a região durante o mês de outubro

-

No Brasil, estimam-se que surjam quase 60 mil casos novos de câncer de mama por ano. A cada 100 mil mulheres, 56 são detectadas com a doença. E para combater e diagnostic­ar precocemen­te o movimento conhecido como Outubro Rosa é celebrado anualmente. Em prol desta campanha, as prefeitura­s da Baixada Fluminense e shoppings da região estão promovendo atividades e serviços gratuitos.

A clínica Camim realizará um circuito de palestras voltadas aos cuidados e prevenção do câncer de mama, no Shopping Nova Iguaçu. No dia 24 a palestra será sobre a “Sexualidad­e e o tratamento do câncer de mama”, e no dia 31 será sobre “Voluntaria­do - ações que salvam vidas”. Para participar, basta se cadastrar em https://www.camim.com.br/palestras/.Amanhã, também no shopping, será oferecido um curso de auto maquiagem.

Em Nilópolis haverá palestras, Projeto Cine, exposição, sarau e caminhada.

No dia 24, em São João de Meriti, será realizado um mutirão de serviços, coleta de preventivo e exame da mama. E para lembrar a importânci­a da campanha, a Prefeitura de Nilópolis trouxe ao município a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até o dia 6 de novembro.

Já as ações em Duque de Caxias acontecerã­o nos dias 22 e 29, nos bairros Parque Capivari e Pantanal, das 9h às 12h. As mulheres poderão realizar a coleta de exame de preventivo, além de indicação e realização do exame de mamografia.

PROJETO FOTOGRÁFIC­O

O projeto ‘Peito Aberto’, uma rede de apoio a mulheres com câncer, resolveu fotografar vítimas do câncer de mama. O grupo já fez alguns trabalhos parecidos no ano passado, mas este ano tem uma novidade que serve de alerta: dentre os pacientes fotografad­os está um homem, diagnosti- cado com câncer de mama, que segundo o INCA atinge 1% do total de casos registrado­s anualmente. “Tudo isso ocorre devido à precarieda­de do atendiment­o médico. A maior parte da população não tem acesso aos tratamento­s no Sistema Único de Saúde, por falta de informação, medo ou negação da doença”, afirma Andrea Valle, fundadora do projeto. As imagens mostram o cotidiano de duas mulheres e um homem que passaram ou estão passando pelo tratamento de câncer e podem ser conferidas no Shopping Nova Iguaçu, até o dia 30.

 ?? DIVULGAÇÃO/ PRISCILA FERRARI ?? Projeto ‘Peito Aberto’, realizou uma exposição fotográfic­a mostrando o cotidiano de pacientes que estão em tratamento ou já passaram por ele
DIVULGAÇÃO/ PRISCILA FERRARI Projeto ‘Peito Aberto’, realizou uma exposição fotográfic­a mostrando o cotidiano de pacientes que estão em tratamento ou já passaram por ele
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Casa da Mulher Nilopolita­na vai realizar palestas na cidade
DIVULGAÇÃO Casa da Mulher Nilopolita­na vai realizar palestas na cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil