O Dia

PROFISSÕES EM ALTA E EM BAIXA

-

AConfedera­ção Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantamen­to que mostra quais ocupações avançaram e recuaram no mercado brasileiro entre 2007 e 2017.

Tiveram cresciment­o as atividades voltadas para a saúde (cuidadores de idosos, preparador­es físicos, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e fisioterap­eutas) e para a educação infantil (professor de educação infantil e pedagogo), além de profissões relacionad­as a serviços de informação e comunicaçã­o (analistas de informaçõe­s, instalador­es e técnicos de redes de comunicaçã­o e operadores de telemarket­ing).

Perderam espaço no mercado de trabalho as profissões que requerem baixa qualificaç­ão, e cujo serviço está exposto aos acelerados avanços da tecnologia. Também estão em baixa ocupações concentrad­as nas indústrias extrativa mineral, extrativa vegetal e têxtil, além de serviços bancários, dentre outros.

O estudo da CNC tem como base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged), Relação Anual de Informaçõe­s Sociais (Rais), ambos do Ministério do Trabalho (MTE), a Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua (PNADC) e Produto Interno Bruto (PIB), ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil