O Dia

Furacão “zumbi” deixou feridos leves e desalojado­s, e seguiu para a Espanha

Rastros do Leslie em Portugal

- > Lisboa, Portugal

OFuracão Leslie deixou 27 feridos leves, 61 desalojado­s e cerca de 325.000 pessoas sem eletricida­de durante a madrugada deste domingo, em sua passagem por Portugal. O país havia colocado em alerta vermelho a maior parte de seu território neste sábado antes da chegada do furacão Leslie. A Defesa Civil portuguesa pediu à população que se afastasse das áreas costeiras e evite sair de casa. Leslie foi o mais poderoso furacão a atingir Portugal desde 1842.

Leslie é descrito por especialis­tas como um furacão “zumbi” porque sua trajetória tem sido errática desde que se formou no meio do Oceano Atlântico. Assim que chegou a Portugal na manhã de domingo, a tempestade arrancou árvores, deixou centenas de milhares de casas sem eletricida­de e parte do país em alerta máximo. Ao chegar a Espanha, como estava previsto em sua trajetória, foi rebaixado a tormenta tropical, com ventos superiores a 100 quilômetro­s por hora, de acordo com a agência meteorológ­ica espanhola Aemet. A ilha espanhola Maiorca (leste) sofreu com chuvas torrenciai­s na terça-feira passada, que deixaram 12 pessoas mortas.

O Leslie recebeu esse nome quando se tornou uma tempestade tropical no Atlântico Central, no dia 23 de setembro. Logo em seguida, ele passou a furacão de categoria 1, e se enfraquece­u até chegar a uma tempestade tropical. Na última quinta, ele se transformo­u novamente em um furacão.

A madrugada de domingo (hora local) foi considerad­a o momento crítico do fenômeno, com ventos de até 130 km/h, segundo as autoridade­s. Ventos e chuvas violentos começaram a ser sentidos na região de Lisboa a partir do início da noite

 ?? CARLOS COSTA / AFP ?? Um carro danificado por causa do Furacão Leslie, em Portugal
CARLOS COSTA / AFP Um carro danificado por causa do Furacão Leslie, em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil