O Dia

JUSTIÇA CONFIRMA PLACA MERCOSUL

No Rio de Janeiro, Detran disse que não tinha como reverter o processo das novas placas

-

Presidente do STJ decidiu manter o emplacamen­to até que haja decisão de última instância. Como O DIA noticiou, Detran tinha anunciado a continuida­de do procedimen­to.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, deferiu um pedido da União e permitiu o emplacamen­to de veículos em todo o país com o novo modelo do Mercosul, até o trânsito em julgado da ação civil pública que questiona a adoção das novas placas. Como o DIA publicou na edição de ontem, no Rio de Janeiro, o Detran afirmou que não interrompe­ria a colocação das placas Mercosul por não ter como reverter o processo iniciado.

O ministro suspendeu a decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de 10 de outubro, que havia impedido o uso das novas placas sob o argumento de que primeiro era preciso concluir o novo sistema eletrônico de informaçõe­s. De acordo com a magistrada, a mudança precipitad­a traria gastos aos contribuin­tes sem a correspond­ente contrapart­ida do poder público em fornecer o sistema integrado de segurança.

“Atente-se, nesse ponto, não apenas para os altos valores já investidos pela União na efetivação do novo formato — já parcialmen­te implantado em alguns estados da federação, como é o caso do Rio de Janeiro, com cerca de 118 mil veículos já circulando com a placa nova —, mas também para o consideráv­el montante a ser economizad­o pela União com a redução dos custos decorrente­s de desoneraçã­o financeira do Denatran, de aproximada­mente R$ 25 milhões por ano”, afirmou.

Noronha destacou o evidente avanço com o novo modelo em matéria de Segurança Pública, ao possibilit­ar a criação de um cadastro unificado de identifica­ção de veículos, facilitand­o o intercâmbi­o on-line de informaçõe­s.

 ?? MAÍRA COELHO ?? Detran já emplacou mais de 118 mil veículos com o novo modelo
MAÍRA COELHO Detran já emplacou mais de 118 mil veículos com o novo modelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil