O Dia

Desde o Exército, o novo comandante da Nação construiu trajetória polêmica. ‘É o modo dele falar’, diz a mãe

Jair Bolsonaro, o capitão alçado a ‘mito’ que vai presidir o Brasil

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Na disputa presidenci­al mais polarizada do Brasil em todos os tempos, provavelme­nte não haveria um protagonis­ta mais polêmico do que Jair Messias Bolsonaro. O capitão da reserva de 63 anos, já está há 29 deles na política do país. Caberá a ele dialogar com os interesses de todos a partir de janeiro.

O menino que gostava de pescar e jogar futebol foi alçado a “mito” de proporção nacional devido a posicionam­entos controvers­os enquanto deputado federal.

A dona de casa Olinda Bonturi Bolsonaro, de 91 anos, mãe de três homens e três mulheres, já disse que criou Jair com muito amor, que ele nunca apanhou e era manso. “Não queria que fosse uma criança estúpida, bruta, falasse besteira. Dava comidinha na hora certa”, contou, em 2015, à revista Crescer. E defendeu o jeito duro do homem público. “Esse é o modo dele de falar. Fica irritado, então, fala do jeito dele. Mas é uma boa pessoa.”

Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955 na pequena Glicério, a 443 km da capital São Paulo. Cresceu em cidades do interior do estado, como Eldorado, onde viveu até entrar no Exército.

Era chamado de Palmito na adolescênc­ia, por ser branco e alto. Herdou a paixão pela pesca do pai, Percy Geraldo Bolsonaro, dentista prático, já falecido. É casado desde 2007 com Michelle de Paula, sua terceira mulher, e pai de quatro homens — a quem chama à moda militar (“zero-um”, “zero-dois”...) — e uma menina de 8 anos. Flávio, Carlos e Eduardo, frutos da primeira união, são políticos.

O ingresso no Exército ocorreu aos 18 anos, pela Escola Preparatór­ia de Cadetes, em Campinas. Formouse na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Educação Física. Deixou a instituiçã­o em 1988 para se candidatar a vereador no Rio e foi eleito.

Assumiu como deputado federal em 1991, completand­o sete mandatos com dois projetos aprovados: a redução do IPI para equipament­os de informátic­a e liberação da “pílula do câncer”, que não teve eficácia comprovada.

Reverencia­do em peso pelos militares, chegou a ser preso 15 dias em 1986, já capitão, por ter publicado artigo na revista ‘Veja’ defendendo aumentos salariais. E já foi tachado de “mau militar” pelo general Ernesto Geisel.

Católico, Jair Bolsonaro tem apoio de conservado­res pela defesa de pautas ligadas a questões comportame­ntais..

Por discurso contrário a gays na TV e uma briga em 2014 com Maria do Rosário (PT), em que disse que ela não merecia ser estuprada por ser “muito feia”, pagou indenizaçõ­es. Visto como esperança no combate à violência e à corrupção, ele vence sua primeira eleição presidenci­al quase dois meses após ser esfaqueado durante um ato de campanha.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? O pequeno Jair, aos 5 anos de idade, posa para foto com o pai, Percy Geraldo Bolsonaro, no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, ostentando uma traíra
ARQUIVO PESSOAL O pequeno Jair, aos 5 anos de idade, posa para foto com o pai, Percy Geraldo Bolsonaro, no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, ostentando uma traíra
 ?? ARQUIVO PESSOAL ARQUIVO PESSOAL ?? Aos 19, na Academia Militar das Agulhas Negras, com a mãe e irmãos
ARQUIVO PESSOAL ARQUIVO PESSOAL Aos 19, na Academia Militar das Agulhas Negras, com a mãe e irmãos
 ?? ARQUIVO PESSOAL IGOR ESTRELA/ ESTADÃO ?? Tradição hereditári­a: pescando com os filhos Flavio, Carlos e Eduardo
ARQUIVO PESSOAL IGOR ESTRELA/ ESTADÃO Tradição hereditári­a: pescando com os filhos Flavio, Carlos e Eduardo
 ??  ?? Santinho da primeira candidatur­a, em 1988, para vereador no Rio
Santinho da primeira candidatur­a, em 1988, para vereador no Rio
 ??  ?? Em 2018, ano em que ele realiza o sonho de comandar o Brasil
Em 2018, ano em que ele realiza o sonho de comandar o Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil