O Dia

Felicitaçõ­es de Trump

Eleições Presidente dos EUA parabeniza o vencedor. Jornais repercutem triunfo da direita

-

Opresident­e dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos primeiros líderes a cumpriment­ar Jair Bolsonaro. De acordo com o próprio presidente eleito, Trump telefonou para parabenizá-lo.

O triunfo de Bolsonaro repercutiu nos principais jornais do mundo. Nos EUA, ‘The Washington Post’ informou que a chegada do ex-capitão ao poder marca a mais incisiva mudança na América do Sul para a direita desde o fim das ditaduras militares na época da Guerra Fria. ‘The New York Times’ afirmou que o Brasil elegeu um populista estridente, na mudança política mais radical desde que a democracia foi restaurada no país, há mais de 30 anos.

Na Espanha, o ‘El País’ destacou que a vitória de Bolsonaro marca a chegada de um ultradirei­tista ao poder, uma pessoa saudosa da ditadura, que teve resultado contundent­e nas urnas. Acrescenta que as eleições brasileira­s também foram marcadas por muita tensão e se transforma­ram num triunfo da desinforma­ção nas redes sociais.

Na França, ‘Le Monde’ e ‘Le Figaro’ ressaltam que Bolsonaro alcançou a vitória em campanha tensa, sobretudo com um discurso em que fez da segurança a principal bandeira. Ambos lembram que foi apelidado de ‘Trump dos Trópicos’ e chegou ao poder como o candidato anti-sistema.

O argentino ‘La Nacion’ publicou que o Brasil viveu uma eleição polarizada, com candidatos de perfis antagônico­s. E elegeu Bolsonaro, que prometeu armar a população e lutar para combater a violência. O uruguaio ‘El País’ destacou a chegada ao poder de um defensor da ditadura brasileira, mas acrescenta que, no discurso da vitória, se compromete­u com a democracia, a liberdade e a Constituiç­ão.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ‘El País’: vitória marca a chegada de um ultradirei­tista ao poder
‘El País’: vitória marca a chegada de um ultradirei­tista ao poder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil