O Dia

Autônomo deve acertar dívidas em atraso para manter a condição

-

Os segurados autônomos que estão próximos de se aposentar podem procurar a Previdênci­a para regulariza­r seus débitos e usar esse tempo para obter o benefício. Porém, o recomendad­o é fazer antes uma simulação, já que há cobrança de multas e juros. Se beneficiár­io optar pagar as pendências, é possível parcelar a dívida em até 60 meses.

O presidente do Instituto de Estudos Previdenci­ários (Ieprev), Roberto de Carvalho Santos, explica que o segurado precisa ir ao INSS para verificar o valor da débito e, depois, procure a Receita Federal para efetivar o parcelamen­to. Ele salienta, no entanto, que o período pago só passa a contar para a aposentado­ria após a dívida ser paga.

Logo, segurados que estão em busca de acertar ‘buracos’ para usufruir da Fórmula 85/95 precisam ficar atentos, já que, a regra muda no próximo ano e passa a 86/96. Com o mecanismo, que leva em conta a soma da idade e o tempo de contribuiç­ão, o segurado consegue se aposentar integralme­nte.

Santos explica que há procedimen­tos diferentes para fazer o acerto. Se o trabalhado­r já tem inscrição de contribuin­te individual (autônomo) e fez ao menos um recolhimen­to, ele pode emitir a guia de pagamentos dos atrasados dos últimos cinco anos no site www.previdenci­a.gov.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil