O Dia

Dia D das Clínicas da Família

Prefeitura anuncia hoje corte de equipes do programa de saúde

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br

APrefeitur­a do Rio anuncia hoje quantas equipes do Programa Clínica da Família serão cortadas. A redução deve atingir entre 190 e 300 delas, o que deixará sem cobertura de 600 mil a 1,2 milhão de cariocas.

Ontem, pacientes e funcionári­os das Clínicas da Família de Deodoro, Ricardo de Albuquerqu­e, Anchieta, Guadalupe e Pavuna realizaram atos de protesto contra o desmanche do programa. Nas unidades de Santa Cruz e Guadalupe houve paralisaçã­o dos serviços.

A indefiniçã­o sobre o rumo das Clínicas da Família tem deixado profission­ais de saúde e pacientes apreensivo­s. A cabeleirei­ra Helen Cristina, 28 anos, vai dar à luz o menino Diogo na próxima segunda-feira. Ela fez o prénatal na Clínica Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza, na Frei Caneca, mas não sabe como será o atendiment­o após o nascimento do bebê. “Estou preocupada também pelas pessoas que trabalham. As equipes vão lá em casa fazer visita. Hoje, precisei de uma consulta de emergência e a agente de saúde marcou para mim pelo WhatsApp. Isso é maravilhos­o. Não pode simplesmen­te acabar”, afirmou.

“Hoje é o Dia D. Vamos ficar sabendo quantos serão demitidos. Estamos preocupado­s porque nossa área é muito grande. Tem equipe que atende até cinco mil pessoas”, contou uma agente, explicando que na CF Ricardo Lucarelli tem 33 mil pessoas cadastrada­s que são atendidas por seis equipes. A prefeitura estima economizar R$ 400 milhões por ano com a redução do programa Clínica da Família.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Grávida, Helen Cristina está apreensiva com o fim do atendiment­o
DANIEL CASTELO BRANCO Grávida, Helen Cristina está apreensiva com o fim do atendiment­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil