O Dia

DEBATES PARA REDUZIR AÇÕES

-

N Dividir responsabi­lidades entre o estado e empresas para desafogara Justiça. Esses erá o centro dos debates do44ºFórum­N acional dos Juizados Especiais promovido pelo TJ, o Instituto Justiça e Cidadania e a Emerj, entre os dias 21 e 23 de novembro, no Foro Central, às8h30.P ara o presidente da Comissão Judiciária de Articulaçã­o dos Juizados Especiais, Joaquim Domingos, é preciso parar de enxugar gelo. Em 2016 foram 731 mil novas ações nos juizados.

N Como empresas e estados podem dividir mais responsabi­lidades?

L O Brasil é um país capitalist­a, incentiva a liberdade extrema, mas não cobra das empresas os custos de suas atividades. Uma empresa de telefonia, por exemplo, não tem canais eficientes para resolver suas demandas.

N Isso cria um ônus grande para a Justiça?

L A Justiça sempre estará de portas abertas. Mas um processo no juizado custa para os cofres públicos de R$ 600 mil a R$ 1 mil.

N E lucro para o bolso do empresaria­do?

L Há casos que poderiam ser resolvidos por um canal administra­tivo. Mas é preciso avaliar as agências reguladora­s e o estado. As varas de fazenda pública estão abarrotada­s. O Judiciário tem que atuar só no que for imprescind­ível.

N E qual a solução?

L Ouviremos os envolvidos. Neste caldeirão de problemas todos têm que assumir sua parte. Não adianta mutirões, é enxugar gelo. Temos que pensar economicam­ente.

 ?? DIVULGAÇãO ??
DIVULGAÇãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil