O Dia

Conta pode ser paga

Boleto vencido de qualquer valor é aceito em todos os bancos

-

Na hora de pagar as contas, o consumidor terá mais facilidade no caso dos débitos em atraso. Agora, é possível pagar boletos bancários, com valor acima de R$ 0,01, em qualquer instituiçã­o financeira, e não apenas no banco emissor, como acontecia antes. A regra, válida para documentos cadastrado­s na Nova Plataforma de Cobrança, logo deve cobrir todos os meios de pagamento via boleto.

Se a conta não estiver registrado, o banco vai recusar a quitação. Nesse caso, é preciso procurar o responsáve­l pela emissão para cadastrar o título na plataforma.

Para as faturas ou as guias de arrecadaçã­o, emitidas por órgãos públicos, concession­árias ou empresas como luz, água e telefone, o pagamento após o vencimento em bancos também está permitido. Os juros por atraso serão cobrados na conta do mês seguinte, como já ocorre atualmente para os consumidor­es.

BoLetoS JÁ emitidoS VaLem

Segundo Febraban, boletos gerados antes do último sábado, já estão com o registro da NPC. Portanto, código gerados antes serão aceitos nos terminais e agências bancárias.

Não há meio elaborado pela Febraban para que o cliente identifiqu­e se o boleto está cadastrado. No caso dos emitidos pelo Bradesco, é possível confirmar o registro de outras instituiçõ­es antes do pagamento no site banco.bradesco/ nova-plataforma-cobranca.

No último dia 13, a rede bancária deixou de aceitar os boletos de valor igual ou acima de R$ 100 que não estivessem cadastrado­s na plataforma. Em 10 de novembro, haverá modificaçã­o no pagamento de boletos de cartões de crédito e doações, que deixarão de ser aceitos pelos bancos caso não estejam na NPC.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Se banco recusar, é preciso procurar o responsáve­l pelo boleto
DIVULGAÇÃO Se banco recusar, é preciso procurar o responsáve­l pelo boleto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil