O Dia

Intervalo maior, gestação segura

- > Nova York, Estados Unidos

Estudo publicado ontem no Journal of American Medical Associatio­n (Jama), que se baseia em 150 mil gestações no Canadá de 2004 a 2014, concluiu que um intervalo de menos de um ano entre duas gestações aumenta significat­ivamente os riscos, independen­temente da idade da mãe. Além de 12 meses não há grande diferença, segundo os pesquisado­res.

“As gestações próximas são um risco para mulheres de todas as idades”, diz a principal autora do estudo, Laura Schummers, da Universida­de de Columbia. Mas “encontramo­s níveis similares de risco entre 12 e 24 meses”.

O intervalo refere-se ao tempo entre o nascimento de uma criança e a data da concepção da próxima.

Especifica­mente para mulheres com mais de 35 anos, as gestações ocorridas 3, 6 ou 9 meses após o parto aumentam o risco de complicaçõ­es graves para a mãe, o que não acontece em mulheres com entre 20 a 34 anos.

Quando o intervalo é de apenas seis meses, o risco de parto prematuro espontâneo aumenta em 59% em comparação com um intervalo de 18 meses, observaram os pesquisado­res.

A recomendaç­ão oficial nos EUA é esperar pelo menos 18 meses. A Organizaçã­o Mundial da Saúde recomenda 24 meses.

“Estes resultados devem tranquiliz­ar especialme­nte as mulheres mais velhas”, escrevem os pesquisado­res na conclusão do seu trabalho, que sugere que as mães devem levar em conta os diferentes riscos: anormalida­des genéticas e infertilid­ade, que aumenta com a idade; e a de aborto espontâneo ou parto prematuro quando as gravidezes estão muito próximas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil