O Dia

Ópera-rock dos Titãs sai em CD e DVD

No que depender da banda, ‘Doze Flores Amarelas’ vai ganhar edição “em vinil triplo”, esclarece Branco Mello

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Vai tudo bem com Branco Mello. O vocalista e baixista dos Titãs venceu um câncer na hipofaring­e, que começou a tratar em junho, e retornou aos palcos no sábado, num show no Allianz Parque, em São Paulo. O grupo continua a fazer sua turnê repleta de sucessos. A ópera-rock ‘Doze Flores Amarelas’, que acabam de lançar em DVD, CD e formato digital - e que tem músicas como ‘Me Estuprem’ incluídas nos novos shows - ganha turnê só a partir do ano que vem (“talvez março ou abril”). Mas o vocalista já está recuperado.

“Foi um susto e realmente é um diagnóstic­o difícil de administra­r. Mas foi diagnostic­ado rápido e precocemen­te e a gente criou uma expectativ­a boa de tratamento e de volta ao trabalho”, conta o cantor, já fazendo fisioterap­ia e fono. “Também cuido bastante da parte física”.

Os shows da ópera - que incluem 34 músicas e cenários especiais - vão dar uma trabalheir­a diferente para Branco, Tony Bellotto (guitarra e voz), Sergio Britto (teclado e voz), Mario Fabre (bateria) e Beto Lee (guitarra). Para ajudar a banda no trabalho que sai em CD e DVD, entraram dois roteirista­s (Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva). O texto fala de três meninas que foram estupradas - todas elas chamadas Maria - e elas ganham, em disco e no palco, as vozes de Corina Sabbas, Cyz Mendes e Yas Werneck.

“A gente queria fazer uma coisa mais complexa do que simplesmen­te fazer um álbum. Deu muito trabalho porque a gente está fazendo do zero. Passamos três anos produzindo tudo”, conta Branco, que há alguns anos em en- trevistas, chegou a questionar a respeito da necessidad­e de lançar novos discos. ‘Doze Flores’, por sinal, ganha ainda outro formato, em breve. “Vai sair em vinil triplo. Não temos data ainda, é um projeto que a gente tem em mente. O ‘Nheengatu’ (disco anterior de estúdio da banda, de 2014) já havia saído em LP”.

WHATSAPP NO PALCO

Como em ‘Doze Flores’ há a presença de um aplicativo chamado Facilitado­r, a internet vira um dos personagen­s do DVD - conversas das Marias numa espécie de Whatsapp aparecem ao longo das imagens.

“Ouvimos muitas óperas -rock, como ‘Tommy’ (The Who, 1969) e ‘American Idiot’ (Green Day, 2004), mas quisemos fazer do nosso jeito. Fizemos uma mistura de show com cinema e teatro, até pelas experiênci­as dos roteirista­s com as duas áreas”, conta Branco, que contou na equipe com mais outros nomes, como Otávio Juliano, Luciana Ferraz (ambos direção do DVD), Rafael Ramos (produção de som) e sua mulher Angela Figueiredo (que divide a produção executiva com Ricardo Moreira e Ricardo Mate). Rita Lee, mãe de Beto Lee e fã e amiga de longa data, fez as locuções da ópera.

“A locução dela foi mágica. Contar com ela é contar com tudo o que ela traz na voz dela, na história dela”, alegrase Branco. “Muita gente foi entrando no trabalho. Trabalhamo­s com muita gente, homens, mulheres, pessoas mais velha, mais jovens. Todo mundo foi dando opinião, ouvindo, trabalhand­o junto”, complement­a ele, um dos três Titãs da formação original que estão presentes na banda.

Falando em “formação original”, Branco esclarece que os ex-integrante­s ainda são figuras presentes na vida do grupo. “Claro que não é todo dia. Mas falo com Paulo (Miklos), falei com Nando (Reis) outro dia. Sou até hoje muito amigo do Arnaldo (Antunes) até hoje, ele jantou lá em casa outro dia. A gente se encontra, compõe junto”. Charles Gavin, o ex-baterista, mantém o programa ‘O Som do Vinil’ no Canal Brasil e já teve Arnaldo Antunes como um dos convidados. E os Titãs, quando vão lá? “Ainda não aconteceu, mas quando rolar vai ser um enorme prazer”, conta Branco.

BRANCO MELLO,

 ??  ?? Branco Mello (E) e Tony Bellotto, acima; Titãs com as vocalistas convidadas (ao lado) e Branco sozinho no palco (abaixo)
Branco Mello (E) e Tony Bellotto, acima; Titãs com as vocalistas convidadas (ao lado) e Branco sozinho no palco (abaixo)
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil