O Dia

Witzel começa hoje a transição do governo do Rio

Três secretário­s de Pezão se reúnem hoje com o coordenado­r da futura gestão

- CÁssio BrUno cassio.gomes@odia.com.br

Troca de informaçõe­s com equipe de Pezão ficou acertada. Em entrevista na TV, governador eleito voltou a falar em abater quem estiver portando fuzil. Ele pediu desculpas à família de Marielle Franco.

Ogovernado­r do Rio eleito Wilson Witzel (PSC) inicia hoje o período de transição da administra­ção estadual. Será a primeira reunião, a partir das 13h, no Palácio Guanabara, entre a nova gestão e os três secretário­s indicados ontem por decreto pelo atual governador Luiz Fernando Pezão (MDB).

O empresário José Luís Cardoso Zamith, 46 anos, foi o escolhido por Witzel para ser o coordenado­r-geral de transição. Da equipe de Pezão, farão parte os secretário­s Affonso Monnerat (Governo), Sérgio Pimentel (Casa Civil) e Luiz Cláudio Gomes (Fazenda).

Os trabalhos só começariam na próxima segundafei­ra, mas Pezão quis antecipar. Segundo ele, serão repassadas ao grupo de Witzel informaçõe­s relacionad­as, principalm­ente, às finanças. Relatórios sobre reforma administra­tiva e cargas tributária­s já foram entregues ontem por Pezão ao novo governador em visita de cortesia no Palácio Laranjeira­s.

“A prioridade é reativar a economia, gerar emprego, levar o poder de compra à população. A recessão só contribui para a violência, para problemas na saúde”, disse o vice-governador eleito e vereador Cláudio Castro (PSC), que participar­á da transição.

De acordo com o decreto de Pezão, os secretário­s deverão entregar, até 22 de novembro, dados sobre programas realizados e em execução; assuntos que demandarão ação ou decisão da administra­ção nos 100 primeiros dias do novo governo; projetos que aguardam implantaçã­o ou que tenham sido interrompi­dos e as contas públicas do governo.

Ontem, conforme o DIA divulgou, Witzel se compromete­u a criar um conselho de desenvolvi­mento econômico do estado.

Diretor aDministra­tivo

Indicado por Witzel como coordenado­r de transição, Zamith é sócio de uma empresa de consultori­a que tem o seu nome, com sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Tem capital social de R$ 90 mil e foi aberta em 25 de julho de 2016. Ele conhece o novo governador há mais de 20 anos e foi um dos coordenado­res da campanha do então candidato do PSC.

Atualmente, Zamith também é diretor administra­tivo da BCV Consulting, que oferece serviço de apoio ao desenvolvi­mento de negócios na América Latina. Foi da Marinha de 1990 a 2007 e é capitão de Corveta e fuzileiro naval da reserva.

 ??  ??
 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Governador eleito colocou empresário à frente de sua equipe
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Governador eleito colocou empresário à frente de sua equipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil