O Dia

REFORÇO AÉREO CONTRA REBELIÕES

Grupamento Tático Aéreo vai atuar no transporte de tropas em motins e no apoio às escoltas de presos de alta periculosi­dade

- ADRIANACRU­Z adrianacru­z@odia.com.br

Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria terá agentes treinados para usar helicópter­os em casos de motim e no transporte de presos perigosos.

ASecretari­a de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap) acaba de anunciar a criação do Grupamento Tático Aéreo — é o primeiro do Brasil. Formado por cinco agentes penitenciá­rios, o grupo será preparado para pilotar aeronaves e fazer o transporte das tropas de operações especiais, em casos de motins ou rebeliões, para as unidades penitenciá­rias mais isoladas do Estado do Rio, além de dar apoio às escoltas de presos de alta periculosi­dade.

Atualmente, os agentes da Seap que têm brevê já fazem treinament­o com os pilotos das polícias Civil e Militar. A partir de agora, porém, eles vão passar por nova bateria de cursos em uma unidade do Exército, em São Paulo, com duração de três a seis meses. “Temos unidades em Itaperuna, Campos, Resende, Volta Redonda, por exemplo. Com nossos pilotos poderemos chegar em 45 minutos em locais distantes com a tropa do Grupo de Intervençã­o Tática”, destaca o subsecretá­rio-adjunto de Gestão Operaciona­l, Leonam Leão.

A meta da Seap é adquirir um helicópter­o. Mas como o projeto ainda depende de folga no orçamento, após o treinament­o, os agentes serão autorizado­s, por meio de convênios, a usar aeronaves da PM, da Polícia Civil e das Forças Armadas. “Teremos protocolos específico­s de atuação, logística e execuções das operações, com doutrinas para as ações de crises”, afirma o secretário David Anthony.

O novo grupo também será utilizado para transporta­r presos de alta periculosi­dade e escoltar ainda grande número de internos. “Esse tipo de procedimen­to garante ainda mais segurança para os agentes que atuam no serviço de transporte”, explica Leoanam Leão.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Grupo passará por treinament­o em unidade do Exército de São Paulo
Grupo passará por treinament­o em unidade do Exército de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil