O Dia

Transição e polêmica

Witzel tem reunião para novo governo. É criticado por ministro, mas mantém discurso

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Ogovernado­r eleito, Wilson Witzel, participou de sua primeira reunião de transição com o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão (MDB), ontem à tarde, no Palácio Guanabara, em Laranjeira­s. Pela manhã, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, criticou a contrataçã­o de atiradores de elite para matar traficante­s com fuzil, “ainda que de costas”, medida anunciada por Witzel. Após reunião na Firjan com Witzel, ontem de manhã, Jungmann defendeu que não há previsão legal para a medida ser implantada.

“É uma proposta que precisa passar pelo crivo da Legislação e da Justiça. Não podemos ter nenhum tipo de atividade que não seja devidament­e legal, que não esteja nas normas da Justiça. E, hoje, não está. E teria que ter uma modificaçã­o legislativ­a para que ela pudesse vir a acontecer”, disse o ministro.

Em entrevista à GloboNews segunda-feira, o governador eleito disse que pessoas que portam fuzil são ameaça e precisam ser abatidas. A Anistia Internacio­nal no Brasil repudiou a proposta de Witzel. A instituiçã­o afirmou que a diretriz seria uma afronta à legislação brasileira e que resultará em uma escalada da violência e em riscos para a população e para os agentes de Segurança Pública.

Após o encontro de transição, Witzel rebateu a fala de Jungmann. Ele disse que o tema é uma questão de “interpreta­ção da lei” e ressaltou que os soldados não terão direito a interpreta­r de forma diferente.

“Hermenêuti­ca é uma ciência da qual páginas e páginas são escritas, a respeito da interpreta­ção da lei. A minha visão sobre o que é legítima defesa está em sintonia com milhares de juristas. Cada um tem uma interpreta­ção. Quem não pode ter hermenêuti­ca na cabeça é o soldado, que olhando alguém de fuzil vai atirar e vai abater”, disse o ex-juiz.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA ?? Pezão e Witzel se encontram no Palácio Guanabara para primeira reunião de transição governamen­tal
DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA Pezão e Witzel se encontram no Palácio Guanabara para primeira reunião de transição governamen­tal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil