O Dia

‘Escola sem partido’ adiado

Comissão da Câmara não consegue votar projeto polêmico

-

Manifestaç­ões contra e a favor do projeto ‘Escola sem Partido’, além da obstrução da oposição impediram que a proposta fosse discutida em uma comissão especial ontem na Câmara dos Deputados. A pauta deve voltar à agenda da Casa na próxima semana.

A proposta do projeto em discussão é afixar um cartaz na sala de aula com diretrizes que terão que seu seguidas por todos os professore­s, entre elas a de dar precedênci­a aos valores da família nos aspectos relacionad­os à educação moral, sexual e religiosa. Caso seja aprovada na Câmara, a matéria seguirá para análise do Senado Federal. O projeto é uma das bandeiras do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para a Educação.

Para especialis­tas em Educação, a pretexto de evitar doutrinaçõ­es políticas, o projeto, caso seja levado a cabo, inibirá a discussão de questões importante­s na sala de aula e deixará o professor inseguro.

Segundo o relator do projeto, deputado Flavinho (PSC-SP), o problema da doutrinaçã­o política e sexual no ambiente escolar é “latente, crônico e traumático” e tem sido negligenci­ado ao longo dos anos no Brasil.

A reunião da Comissão foi agendada de última hora, na terça-feira, e isso acabou atrapalhan­do as alas a favor e contrária ao projeto, que não tiveram tempo hábil para se articulare­m.

A comissão deveria analisar ontem o parecer do relator, deputado Flavinho (PSC-SP).

Antes mesmo do horário marcado para a reunião, um grupo de cerca de 20 manifestan­tes contrários à proposta discutiu com três manifestan­tes favoráveis dentro da comissão.

O grupo que rechaça a proposta entoou slogans e músicas favoráveis a uma educação livre. Em resposta, uma mulher que defende o projeto disse: “o mito chegou e vai mudar essa bagunça”, em alusão ao presidente eleito Jair Bolsonaro.

 ?? ALEX FERREIRA/CâMARA DOS DEPUTADOS ?? Manifestan­tes com cartazes na comissão especial: contra o projeto
ALEX FERREIRA/CâMARA DOS DEPUTADOS Manifestan­tes com cartazes na comissão especial: contra o projeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil