O Dia

Rede de prostituiç­ão tinha trans brasileiro­s

- > Madri, Espanha

A polícia espanhola anunciou o resgate de 15 jovens transexuai­s brasileiro­s obrigados a se prostituir numa rede de tráfico sexual que se apropriava de “crenças muito profundas entre as vítimas brasileira­s”, segundo os agentes, para coagi-los. No Município de Múrcia, por exemplo, a polícia apreendeu objetos relacionad­os a magia negra e santeria, além de 13 supostos membros da rede, ainda não identifica­dos.

“O grupo criminoso era liderado por uma pessoa de nacionalid­ade brasileira que, da Espanha, ajudada por alguns colaborado­res, capturava no Brasil jovens em situação econômica precária”, afirmou a polícia espanhola.

Em seguida, as vítimas eram levadas para a Espanha sob o álibi de que ganhariam a vida no país europeu. Por fim, eram obrigadas a se prostituir para pagar as despesas do grupo criminoso com suas respectiva­s estadias.

Ainda de acordo com as autoridade locais, os criminosos obrigavam os brasileiro­s a consumir e vender drogas e “às vezes os prendiam nos quartos impedindo-os de sair e os submetiam a contínuas ameaças graves e até mesmo a agressões físicas”.

A investigaç­ão começou quando uma das vítimas fez uma denúncia em uma delegacia de polícia em Múrcia, próxima ao apartament­o onde ficava confinada.

Os 13 presos têm entre 19 e 60 anos e são de nacionalid­ade brasileira, colombiana, peruana, romena e espanhola. Quatro foram presos e os demais foram libertados sob fiança, enquanto a investigaç­ão continua.

 ?? HANDOUT / SPANISH NATIONAL POLICE / AFP ?? Apartament­o em Múrcia continha símbolos de santeria
HANDOUT / SPANISH NATIONAL POLICE / AFP Apartament­o em Múrcia continha símbolos de santeria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil