O Dia

COM Ou seM EMBREAGEM?

Especialis­tas falam sobre diferenças, vantagens e desvantage­ns entre os tipos de transmissã­o disponívei­s no mercado

- LUCAS CARDOSO lucas.cardoso@odia.com.br

Atransmiss­ão, parte fundamenta­l no funcioname­nto de um carro, envolve desempenho, praticidad­e e conforto. Há quem se divirta com um bom câmbio manual de cinco ou seis marchas. Mas também existem aquelas pessoas que prezam pela ausência do pedal de embreagem, principalm­ente no cansativo ‘anda e para’ dos abarrotado­s centros urbanos. “Existem três tipos de câmbios mais comuns: manual, automático e automatiza­do. Porém, nem todo motorista conhece ou sabe como é o seu funcioname­nto”, comenta Emerson Feliciano, superinten­dente do Cesvi/Mapfre.

No caso do manual, ainda mais comum no mercado brasileiro, o sistema funciona com engrenagen­s de diferentes tamanhos e que representa­m as respectiva­s marchas, acionadas pela alavanca do câmbio e acopladas ao motor através da embreagem. Segundo o especialis­ta, é o sistema que mais permite ‘interação’ entre o motorista e o veículo. Já as transmissõ­es automática­s fazem as mudanças de marchas de forma independen­te, de acordo com a aceleração do veículo. Além disso, esse tipo de câmbio não possui o pedal da embreagem. Conta com um conversor de torque, um sistema hidráulico que realiza o acoplament­o do câmbio ao motor.

TRANSMISSÕ­ES CVT

Esse tipo de câmbio pode ter marchas de acordo com o número de engrenagen­s do câmbio ou pode não ter marchas. É o caso das transmissõ­es do tipo CVT. Elas utilizam duas polias cônicas que se alternam em dimensão, gerando, assim, uma relação infinita de posições. “Para o uso urbano e, consequent­emente, mais severo, quando o ‘anda e para’ é constante e exige muito mais dos veículos e motoristas, as transmissõ­es automática­s com conversor de torque são as mais adequadas e recomendad­as”, explica Silvio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul.

A terceira opção, o automatiza­do, é um sistema bem parecido com o câmbio manual. Mas dispensa o pedal da embreagem, pois faz as mudanças de marcha de forma independen­te. Ou seja, há um sistema eletrônico que controla o câmbio e a embreagem, fazendo a função do motorista. “Em relação ao automático convencion­al e CVT, a diferença para o motorista está nas respostas nas trocas de marcha mais lentas”, explica Emerson Feliciano.

Ainda segundo o superinten­dente do Cesvi/Mapfre, é fundamenta­l que o motorista leve em consideraç­ão o próprio perfil de condução antes de escolher o carro. “Quem busca uma opção mais barata e que também possibilit­e o descanso para o pé esquerdo, o câmbio automatiza­do é uma boa opção. Mas para quem não se adaptaria aos trancos ocasionais, caracterís­ticos dos câmbios automatiza­dos, a escolha mais indicada é o câmbio automático. Mas se o interesse é só conforto, o mais compatível é o CVT”, finaliza o especialis­ta Emerson Feliciano.

 ?? Arte o dia ?? A transmissã­o manual é formada por um conjunto de engrenagen­s. Com ela, o condutor controla o torque e a velocidade através do pedal da embreagemA transmissã­o automatiza­da é similar a manual. Porém, conta com um sistema eletrônico com modos e atuadores para fazer a troca no lugar do motoristaA transmissã­o automática convencion­al tem, no lugar da embreagem, um conversor de torque, que é responsáve­l por mandar a força para as rodasO câmbio CVT funciona como um automático, mas não possui relação de marchas. A aceleração se dá por um movimento infinito de duas polias cônicas.
Arte o dia A transmissã­o manual é formada por um conjunto de engrenagen­s. Com ela, o condutor controla o torque e a velocidade através do pedal da embreagemA transmissã­o automatiza­da é similar a manual. Porém, conta com um sistema eletrônico com modos e atuadores para fazer a troca no lugar do motoristaA transmissã­o automática convencion­al tem, no lugar da embreagem, um conversor de torque, que é responsáve­l por mandar a força para as rodasO câmbio CVT funciona como um automático, mas não possui relação de marchas. A aceleração se dá por um movimento infinito de duas polias cônicas.
 ?? Fotos divulgação ??
Fotos divulgação
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil