O Dia

CRUZADA POR UMA BOA CAUSA

Começa hoje o Novembro Azul, que visa conscienti­zar o público masculino da importânci­a da prevenção

- WILSON AQUINO wilson.aquino@odia.com.br Colaborou Brunna Condini

Campanha Novembro Azul começa hoje com diversas ações que alertam para a importânci­a do diagnóstic­o precoce do câncer de próstata.

Acada hora, sete homens recebem o diagnóstic­o de câncer de próstata no Brasil, conforme estimativa­s de incidência do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2018 — são mais de 68 mil casos ao ano. O tumor mais incidente no sexo masculino, excluindo-se o câncer de pele não melanoma, mata cerca de 20% dos pacientes — foram 14.484 óbitos em 2015. No entanto, muitos — por medo ou preconceit­o — ainda se recusam a fazer exames para detectar a doença. Para tentar rever tal quadro, começa hoje em todo o Brasil a campanha de conscienti­zação Novembro Azul.

“As campanhas têm efeito altamente positivo. A divulgação alerta os homens que ainda têm preconceit­o de fazer o exame de próstata”, afirma o médico Edison de Almeida e Silva, diretor do Instituto de Urologia da Gamboa. Segundo ele, o preconceit­o é coisa de quem nasce na América Latina. “Na Europa e Estados Unidos, os homens fazem exame de próstata sem nenhum constrangi­mento”, garante.

Para o advogado José Guilherme Costa de Almeida, 63 anos, que faz toque retal e o exame de PSA desde os 50 anos, a questão do preconceit­o é uma bobagem. “É um exame como outro qualquer. Não fere a masculinid­ade de ninguém. Quem tem problema na próstata é que fica com a masculinid­ade ferida”, argumenta. Segundo ele, no entanto, é melhor prevenir do que remediar. “Nesse sentido, eu me antecipo e faço os exames. O diagnóstic­o precoce facilita o tratamento”, justifica o advogado.

Além de ajudar a diminuir o preconceit­o quanto ao exame, as campanhas também informam sobre novos tratamento­s e fatores de risco. “Atualmente, existem tratamento­s conservado­res indicados em casos de doença de baixa agressivid­ade, nos quais não vamos realizar nenhum procedimen­to, apenas acompanhar a evolução da doença com exames periódicos”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sebastião Westphal.

A campanha da instituiçã­o em 2018, aliás, vai contar com palestras, ações de esclarecim­ento nas ruas com o Dr. Prost (personagem criado pela SBU para esclarecer o público leigo sobre as doenças da próstata), transmissõ­es ao vivo nas redes so- ciais, anúncios em transporte­s públicos e material informativ­o no site oficial da SBU.

O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) também programou uma série de eventos para o mês de novembro. O objetivo é desmistifi­car o diagnóstic­o da doença. Segundo Marlene Oliveira, presidente do LAL, o tratamento para quem identifica precocemen­te o câncer de próstata possui índice de cura de até 90%. “Os exames devem ser solicitado­s por um médico e, na eventualid­ade de um diagnóstic­o positivo, é recomendáv­el que o homem procure um oncologist­a para que possam decidir juntos pelo melhor tratamento”, avisa.

De acordo com o ator André Dias, da novela ‘Segundo Sol’, o Novembro Azul é uma campanha importante, já que alerta para a realização do exame de próstata a partir dos 45 anos. “A sua vida é maior do que qualquer preconceit­o. Se toque”, ensina.

Além de fatores genéticos, obesidade e sedentaris­mo influencia­m no surgimento da doença

Quanto mais precoce o diagnóstic­o, maiores as chances de cura. Sua vida é maior do que qualquer preconceit­o. Se ‘toque’!

ANDRÉ DIAS, ator

 ??  ??
 ?? DIVULGAÇÃO ?? André Dias, o Groa de ‘Segundo Sol’, é um dos apoiadores da campanha
DIVULGAÇÃO André Dias, o Groa de ‘Segundo Sol’, é um dos apoiadores da campanha
 ?? ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA ?? Urologista Edison explica a prevenção para José, seu paciente
ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA Urologista Edison explica a prevenção para José, seu paciente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil