O Dia

PEZÃO PREPARA A PASSAGEM DE BASTÃO P. 8

Emissão do resíduo ocorreu ontem e deixou moradores muito preocupado­s

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Wilson Witzel e Pezão se reuniram pela primeira vez para tratar detalhes da transição. O governador eleito voltou a defender o abate de bandidos que estejam portando fuzis, medida criticada pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Inea dará parecer hoje sobre substância­s liberadas na fumaça Imagens de densa fumaça alaranjada saindo das chaminés da Companhia Siderúrgic­a Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Sul Fluminense, na manhã de ontem, percorrem as redes sociais, deixando moradores preocupado­s e indignados. O fato foi registrado no final da manhã, na Vila Santa Cecília, no Centro.

“Vejam o que a CSN faz com nossos pulmões em plena luz do dia. Imagina o que ela faz à noite e nos dias nublados?”, postou um internauta. “É isso que respiramos dia e noite. Puro pó de ferro. Parece uma bomba atômica”, completou outro internauta.

“As imagens são chocantes. Estamos aguardando atitudes das autoridade­s municipais e estaduais em defesa da qualidade do ar há tempos”, criticou Adriana Vasconcell­os, do ‘Movimento dos Atingidos pelo Pó da CSN’ e presidente da ONG Comissão Ambiental Sul. O movimento surgiu após série de matérias do DIA denunciand­o a poluição da siderúrgic­a.

Em nota, a CSN admitiu que houve “uma emissão (não informando que tipo de substância) pontual e de curta duração na Aciaria”. “Apesar do impacto visual, não foram registrada­s alterações na qualidade do ar”, garantiu a empresa.

Também em nota, o Inea afirmou que enviou técnicos à usina, mas só hoje deve dar um parecer. Solicitado pelo DIA, o instituto não deu informaçõe­s, até o fechamento desta edição — sobre multas supostamen­te emitidas à CSN este ano por poluição e se foram pagas.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO DIVULGAÇÃO ??
DANIEL CASTELO BRANCO DIVULGAÇÃO
 ?? WHATSAPP O DIA ??
WHATSAPP O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil