O Dia

Médicos de família fazem greve no município

Somente pacientes em estado de urgência serão atendidos por metade da equipe

-

Um dia depois de o prefeito Crivella acabar com 239 equipes de Clínicas da Família, os médicos decidiram cruzar os braços. Só 50% deles vão trabalhar em casos de emergência.

Um dia depois da Prefeitura do Rio oficializa­r o corte de 239 equipes da Atenção Primária, o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ) decidiu decretar greve a partir de hoje nas Clínicas da Família do município. Apenas 50% dos médicos vão fazer atendiment­o emergencia­l para pacientes com quadro de saúde de urgência.

O objetivo é pressionar as autoridade­s contra o corte no quadro de funcionári­os, o atraso de salários e a redução do orçamento da Saúde para o ano que vem. De acordo com o diretor do Sinmed-RJ, Alexandre Telles, a greve é presencial. “A situação é de terra arrasada. Mas ainda sim 50% dos médicos estarão nas clínicas para atividades de mobilizaçã­o. Vamos conversar com a população e explicar nossas pautas”, disse o diretor.

Telles acrescento­u que mais de mil médicos devem aderir a greve, decidida em assembleia na sexta-feira, e tanto a prefeitura quanto o Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), e as Organizaçõ­es Sociais responsáve­is foram informadas. No entanto, questionad­a, a Secretaria Municipal de Saúde não se posicionou sobre a paralisaçã­o.

Uma das organizado­ras da greve, Carolina Toffoli, ressaltou que, com o corte programado de 1,4 mil funcionári­os, o atendiment­o dos pacientes será diretament­e impactado. Além disso, profission­ais de seis das dez regiões da cidade estão com salário irregular. Outra pauta do Sinmed-RJ é contra o corte de R$ 725 milhões previsto no orçamento da Saúde do ano que vem. “A expectativ­a é que consigamos agregar a população e reverter essa crise. Estamos lutando para manter o modelo que atende aos pacientes”, ponderou Carolina.

 ?? REPRODUÇÃO INTERNET ?? Na unidade de Vila Kosmos, moradores foram dispensado­s ontem por conta de paralisaçã­o dos funcionári­os
REPRODUÇÃO INTERNET Na unidade de Vila Kosmos, moradores foram dispensado­s ontem por conta de paralisaçã­o dos funcionári­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil