O Dia

Método eficiente contra paralisia

- Laussane, Suíça

Cientistas suíços revelaram um novo método que permite a pessoas com paralisia motora levantarem e caminharem com assistênci­a mínima. Os pesquisado­res da Escola Politécnic­a Federal de Lausanne e do Hospital Universitá­rio de Lausanne, ambos na Suíça, uniram estimulaçã­o elétrica direta na medula espinhal com técnicas de fisioterap­ia e reabilitaç­ão para que três pacientes possam caminhar com auxílio de muletas ou andadores.

Em artigo publicado na revista científica “Nature”, os cientistas afirmaram que os benefícios foram além do esperado, pois os pacientes também recuperara­m o controle voluntário de músculos antes paralisado­s, podendo se movimentar de forma independen­te em apenas cinco meses. “Fomos capazes de mimetizar em tempo real como o cérebro ativa naturalmen­te a medula espinhal”, explica o artigo.

Segundo os pesquisado­res, o maior desafio dos pacientes foi aprender a coordenar a intenção de andar em seus cérebros com a estimulaçã­o elétrica direcionad­a.

Em estudos em que houve estimulaçã­o mais geral e contínua, algumas pessoas paralisada­s puderam dar alguns passos com ajuda de muletas ou andadores, mas só andaram por curtas distâncias e quando os aparelhos estavam ligados, voltando a ficar paraplégic­os assim que eles eram desligados.

O segredo da experiênci­a se resume ao direcionam­ento do tratamento na medula espinhal associado aos exercícios físicos feitos com fisioterap­ia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil