O Dia

Divergênci­a de ex-Banerj voltar à previdênci­a

-

> A reivindica­ção de exservidor­es do extinto Banco do Estado do Rio (Banerj) para retornarem à previdênci­a estadual é vista com divergênci­as por governista­s e deputados. Por um lado, alguns parlamenta­res defendem a medida, mas ainda há muita discussão para que a iniciativa avance.

O tema, defendido em proposta do deputado Gilberto Palmares (PT), foi discutido ontem em audiência pública da Comissão de Tributação na Alerj. Para a Fazenda, a medida causaria impactos no caixa estadual, com projeção mensal de cerca de R$ 30 milhões. Mas, de acordo com o projeto, a reinserção na folha previdenci­ária do estado só aconteceri­a depois de os ex-funcionári­os devolverem os valores que foram sacados à época da extinção do Banerj (privatizad­o em 1997).

Os trabalhado­res tiveram alternativ­as de sacar as reservas de poupança ou optar por uma renda futura. E, de acordo com dados divulgados pela Alerj, 75% dos funcionári­os ativos sacaram toda sua poupança.

Presidente da Comissão, Luiz Paulo (PSDB) confrontou os números do estado, e disse que o assunto será debatido no colégio de líderes, na próxima terça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil