O Dia

GAMES PARA O

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Videogame é um santo remédio para a mente de idosos. Estudos recentes desenvolvi­dos no Canadá e Estados Unidos comprovara­m que jogos eletrônico­s são capazes de melhorar a saúde mental e até física de pessoas com idade acima dos 65 anos. Segundo pesquisas, esse tipo de recurso é indicado para portadores de Acidente Vascular Encefálico (AVE), Alzheimer e Parkinson.

Especialis­tas destacam que indivíduos saudáveis nessa faixa etária, que brincam virtualmen­te, possuem até 29% menos chances de desenvolve­r demência, mantendo suas capacidade­s cognitivas e motoras por mais tempo.

“A tecnologia traz avanços para a saúde mental e é capaz de aumentar a longevidad­e, bem-estar e autoestima. Só o manuseio do controle de um videogame já aumenta a confiança de quem o opera, além de dar força e equilíbrio aos pulsos”, disse a geriatra da Rede de Hospitais São Camilo, Aline Thomaz. Funções como concentraç­ão, agilidade ao mudar tarefas mentais e velocidade em que uma nova informação é processada, são alguns efeitos benéficos.

Os jogos virtuais podem retardar perda de memória, reduzir ou até evitar a demência. Isso porque a realidade virtual funciona como instrument­o de modulação cognitiva, por meio de alterações bioquímica­s e na estrutura do cérebro. Entre as áreas estimulada­s, está a temporal, que relaciona a memória à aprendizag­em, e que também aumenta o fluxo sanguíneo dos lobos frontais e pré-frontais, ligados à tomada de decisões; o controle motor e a atenção.

“O esporte simulado propicia reconhecim­ento social. Quanto aos saudáveis, ajuda no controle do andar (velocidade e habilidade) e declínio cognitivo”, observou Aline, citando alguns jogos que trazem benefícios: Genius, Pong, Memória, Moeda, Nintendo Wii, Brain Age, Mindfit e Brain Fitness Program. “Mas nunca

 ?? ARQUIVO PESSOAL LUIZA ERTHAL ?? Maria Dóra, vibra com a nova diversão: “É um bom passatempo. Nos deixa menos estressado­s no dia a dia”
ARQUIVO PESSOAL LUIZA ERTHAL Maria Dóra, vibra com a nova diversão: “É um bom passatempo. Nos deixa menos estressado­s no dia a dia”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil