O Dia

Para quem deseja ser mais do que o masterchef

Instituto nasceu da dificuldad­e de uma bióloga de fazer os doces do casamento

-

TA onda de realities shows sobre gastronomi­a despertou no brasileiro o desejo de colocar a mão na massa. Mas há quem tenha visto na culinária, uma nova profissão ou mesmo uma forma de melhorar a renda familiar. Afinal, a crise está em todos os lugares.

Com cursos de confeitari­a, cozinheiro, doceiro, cake design e food truck o Instituto de Gastronomi­a, em Nova Iguaçu, tem os mais variados alunos. “Os realities realmente incentivar­am as pessoas na gastronomi­a, tanto que temos alunos que são advo- gados, professore­s, médicos que querem aprender só por hobby. Mas existem aqueles que buscam uma qualificaç­ão profission­al, e entrar no mercado de trabalho “, diz Cristiane Nascimento, gestora do instituto.

“O Instituto de Gastronomi­a foi criado por uma bióloga que não entendia nada de cozinha. Ela ia casar e na cidade onde morava no Espírito Santo não faziam o doce. Ela resolveu fazer. Com o tempo passou a receber encomendas, até decidir criar o instituto”, conta.

Com turmas formada por

Kathleen vende doces para fora

seis pessoas, os alunos trabalham com eletrodomé­sticos que teriam em casa. “Não são todos que possuem um fogão industrial ou equipament­os utilizados nas cozinhas de grande porte. Por isso, eles fazem os doces ou salgados em um fogão comum. É uma forma de facilitar aqueles que ao concluírem o curso, irão investir no próprio negócio”, explica Cristiane Nascimento.

SUSTENTO DO FILHO

A decisão de fazer um curso de cake master mudou a vida da ex-vendedora Kathleen Priscila da Conceição. Mãe solteira e recebendo um salário que não permitia sustentar o filho, ela decidiu investir em um nova profissão. “O curso abriu as portas para mim. Inicialmen­te vendia bolos e doces para a família e amigos. Passei a receber encomendas, já tenho até uma página no Facebook. Com o que ganho poso sustentar meu filho, isso é muito importante.Quero aprender mais, desta forma oferecer mais doces”, revela. O Instituto de Gastronomi­a fica na Avenida Marechal Floriano, 2187, Nova Iguaçu. Telefone: (21) 2668-0807.

 ?? FOTOS LUCIANO BELFORD ?? Curso prepara os alunos para o mercado de trabalho na gastronomi­a ou para quem gosta de cozinhar
FOTOS LUCIANO BELFORD Curso prepara os alunos para o mercado de trabalho na gastronomi­a ou para quem gosta de cozinhar
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil