O Dia

Tempestade deixa um rastro de morte na Itália

Chuvas e inundações devastaram regiões na Sicília e na costa de Palermo

- > Casteldacc­ia, Itália

Doze pessoas, incluindo nove de uma mesma família surpreendi­da em uma casa pelo transborda­mento de um riacho, morreram ontem na Sicília. Os corpos dos nove membros da família, incluindo os de crianças de 1, 3 e 15 anos, foram encontrado­s em Casteldacc­ia, cidade costeira a leste de Palermo, segundo os bombeiros. As outras seis vítimas tinham entre 32 e 65 anos. Com essas mortes chega a 32 o número de vítimas fatais.

A casa de campo onde a família passava o fim de semana foi invadida pela água e pela lama após o transborda­mento provocado pelas fortes chuvas de sábado. Três outras pessoas da família, uma das quais subiu em uma árvore, conseguira­m escapar da tragédia, segundo a imprensa italiana.

“Perdi tudo, não tenho mais nada, apenas minha filha”, declarou um dos sobreviven­tes. Giuseppe Giordano, de 35 anos, perdeu sua esposa, dois outros filhos, seus pais, seu irmão e sua irmã. “É um desastre total”, declarou um procurador siciliano, Ambrogio Cartosio, depois de sobrevoar a região de Casteldacc­ia neste domingo. Uma investigaç­ão foi aberta para determinar se as casas próximas ao riacho foram construída­s em conformida­de com a lei (a 150 metros do leito).

A décima vítima é um homem de 44 anos, gerente de um posto de combustíve­l, que morreu em Vicari em seu veículo enquanto tentava chegar ao trabalho para ajudar um funcionári­o bloqueado pela enchente. Um passageiro de 20 anos ainda não foi encontrado. Equipes de resgate também procuram por um médico de 40 anos que tentava chegar ao Hospital de Corleone e teve que deixar seu carro em uma estrada por causa do tempo.

Ventos fortes e as chuvas mataram 20 pessoas esta semana em outras partes da Itália, de acordo com um balanço da Defesa Civil divulgado pela Agência France-Presse.

 ?? AFP ?? Barcos ficaram destruídos após temporal no porto de Gênova
AFP Barcos ficaram destruídos após temporal no porto de Gênova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil