O Dia

Irã rebate sanções dos EUA

-

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, classifico­u as sanções dos Estados Unidos aos mercados petrolífer­o e financeiro iranianos como “absurdas, ilegais e fundamenta­lmente tendencios­as”.

“O governo americano parece acreditar que a imposição de sanções draconiana­s ao Irã causará tanta dor a nossa nação que isso nos obrigará a nos submeter a sua vontade”, disse Zarif em vídeo publicado no Youtube, ontem.

Seis meses depois de se retirar unilateral­mente do acordo

nuclear iraniano assinado em 2015 - assinado sob mediação do ex-presidente Barack Obama -, o secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo cravou que a intenção da Casa Branca é provocar “uma guinada de 180 graus” em Teerã, capaz de pôr fim ao “rumo revolucion­ário”.

“Sobrevivem­os a tempos difíceis em 40 anos de hostilidad­e americana, confiando apenas em nossos próprios recursos, e hoje nós e nossos parceiros em todo o planeta vamos garantir que nosso povo seja afetado o mínimo possível por essa agressão cega”, acrescento­u Zarif.

Desde que chegou ao poder em janeiro de 2017, Trump considera o acordo nuclear uma “aberração”. Em agosto, já tinha imposto uma primeira rodada de sanções econômicas à República Islâmica.

 ??  ?? Zarif, 58, é ministro das Relações Exteriores e chanceler do Irã
Zarif, 58, é ministro das Relações Exteriores e chanceler do Irã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil