O Dia

Donald Trump na berlinda

Americanos escolhem parlamenta­res e indicam aprovação, ou não, de presidente

-

As midterms - eleições legislativ­as de meio de mandato - levaram milhões de norte-americanos de 50 estados às urnas para escolherem os membros da Câmara dos Representa­ntes e do Senado. O pleito que define o quadro partidário das duas Casas recebeu atenção inédita do presidente pela necessidad­e de manter a superiorid­ade republican­a ante os opositores democratas.

“O tema central das eleições é Trump, Trump, Trump”, resumiu Cliff Young, do Instituto Ipsos dos Estados Unidos.

Em alguns estados, a votação antecipada ocorre há algumas semanas, e a participaç­ão tem superado recordes.

Encarada como avaliação do governo Trump, a votação é decisiva para as propostas conservado­ras de Trump. Medidas anti-imigração, pacotes de sanções a adversário­s políticos e até o arquivamen­to de um processo de impeachmen­t contra o presidente estarão ameaçados caso as urnas decretem vitória democrata na Câmara dos Representa­ntes, como muitas pesquisas indicaram nos últimos dias.

Atualmente, das 435 vagas da Câmara dos Representa­ntes, 237 são republican­as, 193 democratas. No Senado, o cenário é ainda mais apertado. As cem cadeiras são dividas entre: 51 republican­os, 47 democratas e dois independen­tes.

Assim como nas eleições brasileira­s, as mulheres mostraram-se decisivas no resultado da votação, de acordo com o instituto público de pesquisa ‘US Bureau of Labor Statistics’. Em 2016, 52% das mulheres brancas com formação universitá­ria apoiaram Trump, mas as últimas pesquisas sugerem uma liderança maciça para os democratas. No geral, o instituto estima vantagem de 49% para os democratas contra 41% dos republican­os. Os demais votos seriam destinados a partido menores e independen­tes.

FACEBOOK BLOQUEIA CONTAS

Na segunda-feira, às vésperas das eleições, o Facebook fechou 30 contas da plataforma e mais 85 perfis no Istagram após autoridade­s norte-americanas alertarem sobre vínculos com “entidades estrangeir­as”. As páginas bloqueadas estavam configurad­as em francês e russo, de acordo com o Facebook. No Instagram, os perfis estavam em inglês.

 ?? SCOTT OLSON/GETTY IMAGES/AFP ?? Eleitora preenche cédula em Kirkwood, no estado de Missouri
SCOTT OLSON/GETTY IMAGES/AFP Eleitora preenche cédula em Kirkwood, no estado de Missouri

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil