O Dia

Mega operação para retirada de UPP

Mais de mil militares participar­am da desativaçã­o das bases da Coroa/ Fallet-Fogueteiro

-

A retirada das bases da UPP Coroa/Fallet-Fogueteiro, na região central da cidade, ontem, mobilizou mil militares das Forças de Segurança. Além do Exército, 280 PMs, incluindo o Bope, também foram acionados para retirada das estruturas. A mega operação contou ainda com tanques, blindados e até helicópter­os.

A desativaçã­o da UPP foi decidida porque as bases não eram blindadas e ficavam em locais considerad­os não seguros, segundo a corporação. Com cercos montados em todos os acessos às comunidade­s, militares revistaram moradores a pé e veículos.

O efetivo da unidade será incorporad­o ao 5º BPM (Praça da Harmonia). Segundo a Polícia Militar, a medida reforçará o policiamen­to ostensivo no Centro do Rio e faz parte do processo de realinhame­nto das UPPs previsto para este ano.

De março até agora, passaram por processo semelhante seis UPPs: Vila Kennedy, Batan, Mangueirin­ha, Cidade de Deus, Camarista Méier e São Carlos.

BASE JÁ TEVE 240 PMS

A UPP Coroa/Fallet-Fogueteiro foi inaugurada em fevereiro de 2011 e foi a 15ª base a ser implantada em uma comunidade do estado. Naquela ocasião foi inaugurada com pompa e circunstân­cia pelo então governador Sérgio Cabral (MDB) que foi acompanhad­o do ministro da Justiça à época, José Eduardo Cardozo, e da então Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Na ocasião em questão, a unidade chegou a ser composta por 240 policiais. Atualmente não tinha nem a metade e vinha enfrentand­o problemas com a criminalid­ade local, com sucessivos episódios de troca de tiros.

Nas comunidade­s está previsto um projeto de instalação de uma Companhia Destacada que ficará subordinad­a ao batalhão local.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ?? Exército fez cerco no entorno das comunidade­s e revistou veículos
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA Exército fez cerco no entorno das comunidade­s e revistou veículos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil