O Dia

Prova do Enem com temas atuais

Matemática, Química, Física e Biologia no segundo dia de provas

-

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe questões que abordaram a genética das plantas, o uso de combustíve­is em veículos e a teoria das eleições. Ontem, os candidatos resolveram 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, que engloba as disciplina­s de Química, Física e Biologia.

Na avaliação de professore­s de cursinho, a prova estava bem contextual­izada com temas do cotidiano e de atualidade­s. Para Allan Rodrigues, professor do Descomplic­a, a prova de química teve menos questões de cálculo e foi mais simples do que no ano passado. “O aluno tem mais tempo nas questões teóricas, isso foi muito bom. As contas que caíram foram mais fáceis, fato que não acontecia na história do Enem. Neste ano, as divisões eram fáceis e perfeitas”.

Caíram outros assuntos recorrente­s na prova, como detergente, hidrólise salina e combustíve­l fóssil. Para o professor, uma questão sobre reação orgânica é uma das que os alunos vão ter mais dificuldad­es na prova. Para ele, a novidade da prova na disciplina foi uma questão de distribuiç­ão eletrônica, que nunca havia caído no Enem. No texto, o tema é relacionad­o com tabela periódica, também pouco utilizada na prova. “É difícil ter perguntas sobre tabela periódica no Exame, pois não há imagem dela para consulta. Desta vez, não precisava necessaria­mente consultá-la. Inclusive, foi uma questão muito bem feita”, afirma.

Em Biologia, caíram menos questões sobre ecologia. O tema foi abordado em uma pergunta sobre corredores ecológicos e a manutenção da biodiversi­dade. Já o tema de citologia abordou o funcioname­nto da célula diante de uma glicemia e uma pergunta sobre divisão celular.

 ??  ?? Candidatos chegam para provas
Candidatos chegam para provas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil