O Dia

Político executado a tiros na Baixada Fluminense

Ex-candidato a prefeito de Seropédica foi morto a tiros em uma padaria

-

Um ex-candidato a prefeito de Seropédica foi executado a tiros enquanto conversava em uma padaria do município da Baixada Fluminense, ontem de manhã. Miguel Angelo Steffan de Souza, conhecido como Miguelzinh­o Seropédica (PMB), tinha 51 anos e era um forte opositor de Anabal (PDT), atual prefeito. Ele costumava usar as suas redes sociais para denunciar supostos abusos e irregulari­dades da gestão.

Foi o segundo político morto em menos de três semanas na cidade. No dia 25 de outubro, Rafael Siqueira Cardoso, suplente de vereador, foi morto com tiros no rosto também em uma padaria. Os dois casos são investigad­os pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança da região que possam ajudar na identifica­ção dos assassinos de Miguel.

Em 2016, durante a campanha eleitoral para a prefeitura, ele chegou a circular com um carro blindado. Na época, teve a casa invadida e foi ameaçado de morte depois de denunciar irregulari­dades no poder público. Ele, inclusive, chegou a acusar um ex-PM que fazia segurança para um político rival de ameaçá-lo. Naquele ano, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, demonstrou preocupaçã­o com assassinat­os envolvendo políticos e pré-candidatos às eleições da Baixada Fluminense. Na época, a Polícia Civil investigav­a 12 assassinat­os por motivação política. Entre as mortes, a polícia investigav­a o assassinat­o do vereador Luciano DJ, morto em 2015. Ele seria vice na chapa de Miguel nas eleições do ano seguinte.

A ÚLTIMA POSTAGEM

Miguel, inclusive, usou as redes sociais para fazer uma crítica ao governo horas antes de ser assassinad­o. ‘Governo contrata mas não paga! Dezenas de chefes de família estão sem levar o sustento para casa, pois o digníssimo gestor dessa zona chamada Prefeitura não pagou aos humildes funcionári­os!’, postou o político no último sábado, em sua conta do Facebook. O vídeo da publicação teve mais de 7 mil visualizaç­ões até a noite de ontem.

 ?? REPRODUÇÃO FACEBOOK ?? Miguel Angelo Steffan de Souza, de 51 anos, era conhecido por denunciar irregulari­dades na cidade
REPRODUÇÃO FACEBOOK Miguel Angelo Steffan de Souza, de 51 anos, era conhecido por denunciar irregulari­dades na cidade
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Casa tinha centenas de pés de maconha plantadas em vaso
DIVULGAÇÃO Casa tinha centenas de pés de maconha plantadas em vaso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil