O Dia

Golpe pela caixa postal de voz

-

■ Outraforma­declonaroW­hatsApp é pela caixa postal de voz das operadoras de telefonia. Para acessar o correio de voz, é necessário saber o código PIN de quatro caracteres. Quando não se muda a senha padrão da conta,elapermane­ce0000ou12­34 e isso facilita a ação de hackers.

O esquema é o seguinte: o hacker instala o WhatsApp no smartphone e tenta entrar em uma conta já ligada a um certo número.Aentradana­ferramenta é confirmada por SMS com senha. Se isso não acontecer, se o dono da conta não perceber a mensagem, por exemplo, outro modo de verificaçã­o é ativado. Nesse caso, a senha é enviada para a caixa postal.

Basta, então, entrar no serviço de recados da vítima, usando a senha, que muitas vezes não é trocada. A seguir, o novo usuário faz a autenticaç­ão em duas etapas e a vítima “perde” a sua conta.

Especialis­tas afirmam, no entanto, que esse tipo de golpe requer a infiltraçã­o de um membro da quadrilha na operadora de celular.

Procurada, a TIM informou que se “coloca à disposição das autoridade­s policiais para que investigaç­ões sobre fraudes sejam céleres e permitam identifica­r o quanto antes criminosos que possivelme­nte lesem as pessoas”. E alerta quanto aos cuidadosao­baixareusa­raplicativ­os em nos celulares. “As operadoras não têm controle nem responsabi­lidade legal sobre os conteúdos e transações feitos nesses aplicativo­s”, informou a operadora, em nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil