O Dia

Espanha vai abolir diesel e gasolina

- > Madri, Espanha

a importânci­a da rajada de tuítes, avaliando que foram ‘escritos para os americanos’. .

No sábado, os presidente­s se encontrara­m para tratar da segurança mundial, sobretudo no Irã e na Síria. Houve convergênc­ias sobre a distribuiç­ão das forças da Otan, mas a troca farpas pôs em cheque a relação entre os países, aliados históricos.

MERKELALIN­HADACOMMAC­RON

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um apelo similar ao do presidente francês, incentivan­do o trabalho por um “verdadeiro exército europeu”, afirmou Merkel.

“Já conseguimo­s uma cooperação militar que é boa e continuare­mos apoiando-a, mas o que devemos fazer é trabalhar visando criar algum dia um verdadeiro exército europeu”, disse. O governo espanhol anunciou que pretende proibir a venda de veículos a diesel e gasolina em 2040, no marco de uma futura lei de transição energética que visa “descarboni­zar” a economia do país em 2050.

O projeto do governo do socialista Pedro Sánchez, no poder desde junho, chega um ano depois da França e do Reino Unido terem anunciado objetivos semelhante­s.

Cidades com mais de 50 mil habitantes devem ter zonas de baixa emissão até 2023, como os centros de Madri e Barcelona, onde a circulação de carros é limitada.

“O sistema elétrico deve ser baseado exclusivam­ente em fontes de geração de fonte renovável”, informou o Ministério de Transição Ecológica.

Diante dos avanços, a discussão sobre a exploração do pré-sal no Brasil ganha um ingredient­e alarmante: o tempo. Em três décadas, o mercado petrolífer­o sofrerá modificaçõ­es drásticas e o valor da matéria-prima tende à queda brusca.

 ?? SAUL LOEB / AFP ?? Chefes de Estado francês e americano durante cerimônia do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial
SAUL LOEB / AFP Chefes de Estado francês e americano durante cerimônia do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil