O Dia

Lula sai da prisão para depor

-

Ex-presidente foi ouvido pela juíza Gabriela Hardt sobre o sítio de Atibaia. O Ministério Público diz que o petista é o proprietár­io do imóvel. ‘Minha prisão é um troféu da Lava Jato’, rebateu Lula.

O ex-presidente Lula deixou ontem a sede da Polícia Federal em Curitiba pela primeira vez para ser interrogad­o pela substituta do juiz Sérgio Moro, a juíza Gabriela Hardt, no processo do sítio de Atibaia. O clima foi de tensão entre Lula e a juíza durante as quase três horas da oitiva. A magistrada chegou a advertir o petista logo no início do depoimento.

O ex-presidente disse que não sabia do que era acusado e alegou ser vítima de uma “farsa”. Lula é réu no caso do sítio de Atibaia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo a acusação, o petista recebeu propina das empreiteir­as OAS e Odebrecht por meio de reformas no sítio, que está em nome do empresário Fernando Bittar, também réu na ação - ao todo são 13 acusados. As obras teriam custado cerca de R$ 1 milhão e seriam, para o Ministério Público Federal, uma retribuiçã­o por favorecime­nto em contratos com a Petrobras.

“O senhor sabe do que está sendo acusado?”, questionou a juíza, seguindo o rito dos interrogat­órios. “Não”, respondeu o petista. “Eu sou dono do sítio ou não?”, questionou.

“Senhor ex-presidente, se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema”, disse Gabriela. Depois, Lula diria: “Minha prisão é um troféu da Lava Jato”. O advogado Critiano Zanin disse que o ex -presidente demostrou “perplexida­de” e “indignação” com o processo.

 ?? REPRODUÇÃO DE VÍDEO ??
REPRODUÇÃO DE VÍDEO
 ?? REPRODUÇÃO ?? Lula e o advogado Zanin
REPRODUÇÃO Lula e o advogado Zanin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil