O Dia

Fogão vence a Chape e está quase livre da degola

Gol de Luiz Fernando garante terceiro triunfo seguido no Brasileiro e traz alívio na tabela de classifica­ção

- > Santa Catarina

Ufa! Esse foi o sentimento de todo torcedor alvinegro com a confirmaçã­o da vitória de 1 a 0 sobre a Chapecoens­e, na Arena Condá. O gol de Luiz Fernando justifica o alívio de praticamen­te assegurar a permanênci­a do Glorioso na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, ao chegar aos 44 pontos. Agora, a vaga na Copa Sul-Americana vira o foco nas próximas quatro rodadas.

Entre a necessidad­e de vencer e a preocupaçã­o de não sofrer gol em Chapecó, o Botafogo administro­u a própria pressão para se afastar do Z-4, com muita paciência e pouca ousadia. Ainda mais no sufoco para deixar a zona da degola, a Chape esbarrou na falta de criativida­de para superar a encaixada marcação alvinegra. A cabeçada de Carli por cima do gol, após cobrança de escanteio, foi a jogada de maior perigo de um sonolento primeiro tempo.

A caminho do vestiário, Matheus Fernandes confirmou a estratégia de ‘cozinhar’ o jogo e não correr riscos. Com a calculador­a nas mãos, o torcedor alvinegro, no entanto, fazia questão dos três pontos para exorcizar de vez o fantasma da Segundona.

Embora o jogo tenha recomeçado sem muita emoção no segundo tempo, o Glorioso, aos poucos, se esforçou para mostrar atitude. Com muita movimentaç­ão, Leo Valencia e Luiz Fernando tentavam furar o bloqueio.

A entrada de Rodrigo Pimpão no lugar do apagado Erik, fez bem à dupla. Aos 27 minutos, o esperto Pimpão tabelou com Valencia, que deixou Luiz Fernando cara a cara com o goleiro Jandrei para abrir o placar: 1 a 0.

Em tentativas de fora da área ou de bola aérea, a Chape se esforçava para reagir, sem muito sucesso. Foi quando Zé Ricardo decidiu fechar a ‘casinha’ com a entrada do zagueiro Marcelo Benevenuto no lugar de Dudu Cearense.

Depois, o treinador apostou no apoiador Renatinho, na vaga de Valencia, para não perder a saída de bola. Na raça, o Glorioso confirmou o

Seguro na zaga, Carli levou ampla vantagem no combate a Leandro Pereira

importantí­ssimo resultado na luta contra o Z-4 do Campeonato Brasileiro.

Herói do dia, Luiz Fernando não escondeu a emoção pelo decisivo gol. No ‘bolo’ dos concorrent­es que disputam uma vaga na Copa Sul-Americana, o Botafogo não pretende desperdiça­r o momento favorável na sequência final contra Internacio­nal, Santos, Paraná e Atlético-MG.

“Não vamos pensar dessa maneira, que estamos livres do rebaixamen­to. Tem mais quatro batalhas. Temos de brigar por coisas maiores. O nosso primeiro objetivo era escapar do rebaixamen­to, mas ainda não estamos livres”, disse Luiz Fernando.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil