O Dia

O ministro e a reunião dos óvnis

Ernesto Araújo, futuro chanceler de ideias controvers­as, é autor de blague interplane­tária

-

Não é apenas a defesa de que o aqueciment­o global é uma invenção do comunismo e que Trump é a “salvação do Ocidente”. Outras ideias bizarras já foram expressada­s pelo escolhido por Jair Bolsonaro (PSL) para ocupar o Ministério das Relações Exteriores no futuro governo. No dia 15 de maio de 2015, o embaixador Ernesto Araújo encerrou a palestra Ciência e Tecnologia - Experiênci­as em Washington, ministrada a alunos do Instituto Rio Branco, com um slide no qual apareciam dois discos voadores circundand­o o prédio da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) e a frase “Secret UFO meeting at the UN?” (“Reunião secreta de óvnis na ONU?”).

A típica blague diplomátic­a, uma brincadeir­a para descontrai­r a plateia segundo afirmou o futuro chanceler ao jornal O Estado de S. Paulo, passou a circular nas redes sociais desde que Araújo foi escolhido para o Itamaraty.

“Se um aluno do Rio Branco não é capaz de entender o senso de humor de uma brincadeir­a como essa, que fiz na ocasião para descontrai­r a plateia, fico ainda mais convencido da necessidad­e de mudanças na formação dos novos diplomatas”, disse o diplomata.

Foto de Araújo durante a palestra com os óvnis ao fundo, é associada a teses polêmicas defendidas pelo diplomata durante a palestra como a hipótese do “design inteligent­e”, considerad­a por diversas fontes como “pseudocien­tífica”, segundo a qual certas caracterís­ticas dos seres vivos são explicadas por uma “causa inteligent­e” e não pela evolução das espécies.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil