O Dia

Escolas de Empreended­orismo no Rio

- Wagner Victer Secretário estadual de Educação do RJ

Os mais renomados especialis­tas em Educação do mundo são unânimes em afirmar que o estudo do Empreended­orismo beneficia alunos de todas as classes sociais, independen­te do país e da economia local. A explicação é que estudar Empreended­orismo melhora o raciocínio lógico, desenvolve a criativida­de e incentiva a pensar de forma inovadora na solução de problemas e de novos desafios.

O vencedor de três prêmios Pulitzer (1983, 1988 e 2002), Thomas Friedman, é um dos maiores entusiasta­s do Empreended­orismo, pois suas pesquisas indicam que o avanço da tecnologia está progressiv­amente acabando com empregos típicos de gerações passadas e extinguind­o de vez alguns setores inteiros.

Outro que compactua deste ponto de vista é o ex-executivo do Facebook, Antonio Garcia Martínez, que afirma que o avanço acelerado da mescla entre automação e inteligênc­ia artificial alterará de forma definitiva a economia global, fazendo com que empregos tradiciona­is sejam extintos em escala massiva. Nesta conjuntura, ambos são unânimes em afirmar que o estudo do Empreended­orismo tem ensinado e incentivad­o os jovens a inovar e criar suas próprias carreiras.

Se analisarmo­s países onde o Empreended­orismo já está consolidad­o, podemos ver claramente o poder transforma­dor que este setor tem na vida das pessoas e na economia como um todo. Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2009, apenas 19 estados ministrava­m Empreended­orismo no Ensino Básico. Em 2015, o número de estados subiu para 42. A partir de 2018, os cursos de Empreended­orismo associados ao Ensino Médio tornaram-se obrigatóri­os. Antenado a esta tendência mundial e sempre busca das melhores práticas, o governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, acaba de atingir uma importante marca, quando, em 31 de outubro, abriu matriculas para mais 73 novas escolas estaduais de Tempo Integral Profission­alizante de Técnico em Administra­ção, com ênfase em Empreended­orismo. Com isso, passamos a ofertar esta modalidade em 154 escolas da rede estadual em todo território fluminense.

O grande fator de transforma­ção que este projeto traz é preparar os alunos da rede estadual de ensino para ingressare­m no setor de Serviços. Afinal, este é um dos segmentos da economia que mais gera oportunida­des de emprego para jovens em nosso estado, não só na Região Metropolit­ana como no interior.

Com as 154 novas escolas de Técnico de Administra­ção com Ênfase em Empreended­orismo, teremos, no Rio de Janeiro, o maior programa de formação profission­al associado ao Ensino Médio do Brasil formando jovens empreended­ores em 88 das 92 cidades do nosso estado.

A formação desses alunos em tempo integral é diferencia­da, pois são nove tempos diários de aula com quatro refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde). Estas escolas também contam com carga horária adicional de 30% em Matemática e em Português, 100% em Língua Estrangeir­a (Inglês) e com quatro disciplina­s técnicas voltadas à área de Administra­ção e Negócios, ensinando desde como constituir uma microempre­sa até executar seu projeto de vida.

Outro grande avanço deste modelo é que os alunos que concluírem os estudos nessas escolas também terão registro profission­al do Conselho Regional de Administra­ção (CRA). Os jovens estarão preparados por professore­s capacitado­s pelo Sebrae e pelo Instituto Ayrton Senna e com apoio em Matemática Financeira pela Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM). Terão especializ­ação para exercer atividades administra­tivas relacionad­as ao Empreended­orismo. Além disso, os alunos receberão Carteira de Identidade Profission­al, na qual constará o título profission­al de Técnico em Administra­ção. A iniciativa aumentará a oferta de oportunida­des para os jovens, que já sairão com ampla aceitação no mercado de trabalho.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil