O Dia

Nome definido na Educação

Ministro escolhido por Bolsonaro é o professor colombiano Ricardo Vélez Rodríguez

-

Opresident­e eleito, Jair Bolsonaro, anunciou na noite de ontem, via Twitter o professor colombiano Ricardo Vélez Rodríguez como o futuro ministro da Educação.

A opção de Bolsonaro veio após forte pressão da bancada evangélica contra o nome de Mozart Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna, indicado por Viviane Senna. Ela era o nome que, de fato, Bolsonaro queria ver no comando do ministério.

Parlamenta­res foram três vezes ao gabinete de transição para conversar com o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), sobre a indicação de Mozart, classifica­do como “de viés ideológico da esquerda”.

Vélez Rodríguez, que é filósofo, tem ligação com a caserna e é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. O colombiano mantém um blog, ‘Pensador de La Macha’, em referência a Dom Quixote, no qual contou ter aceitado o cargo.

No seu texto, ele diz que será o ministro da Educação para “tornar realidade, no terreno do MEC, a proposta de governo externada pelo candidato Jair Bolsonaro, de ‘Mais Brasil e Menos Brasília’”. Escreveu ainda que Bolsonaro venceu porque represento­u a insatisfaç­ão dos eleitores contra governos petistas.

Ao longo da quinta-feira, o nome mais cotado para ocupar o cargo era o do

procurador Guilherme Schelb, que se reuniu com Bolsonaro na Granja do Torto. Ele é defensor do ‘Escola sem Partido’. Antes, o presidente eleito havia ressaltado a aversão à abordagem de questões de gênero na escola.

“Quem ensina sexo para criança é papai e mamãe”, afirmou o presidente eleito. “Escola é lugar de se aprender Física, Matemática, Química e fazer com que no futuro tenhamos um bom empregado, um bom patrão e um bom liberal. Esse é o objetivo da educação.”

No entanto, detalhes da carreira de Schelb, como uma pena de censura aplicada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por ter pedido patrocínio­s de empresas privadas para uma empresa de Educação de sua propriedad­e, acabaram enfraquece­ndo o seu nome, que era o preferido da bancada evangélica.

 ??  ?? Vélez Rodriguez: blogueiro
Vélez Rodriguez: blogueiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil