O Dia

BELEZA SEM TAMANHO

Terceira edição do Concurso Miss Plus Size será realizada amanhã, no Clube dos Advogados, com 17 belas concorrent­es de manequins acima do tamanho 44.

- NATHALIA DUARTE nathalia.duarte@meiahora.com

Dezessete mulheres se reunirão, amanhã, às 18h, na 3ª Edição do Concurso Miss Plus Size Nacional, no Clube dos Advogados, no Centro do Rio, para romper com padrões de beleza. As representa­ntes de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Maro Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e, claro, Rio de Janeiro foram as vencedoras das etapas estaduais e, agora, disputam o título nacional. A eleita receberá R$ 6 mil, mas a premiação vai além do dinheiro: o concurso tem valor social para as meninas.

“Sempre gostei de tudo o que tivesse a ver com moda e mulher. Depois que criei meu Instagram, meninas do Brasil inteiro me mandam mensagens agradecend­o por passar essa autoestima. Pedem dicas de moda e até onde comprar as roupas. milhões de brasileiro­s usam confecção com tamanhos a partir do manequim 44/46. Não sou eu que estou dizendo, é a Associação Brasil Plus Size. Não estamos falando de minorias, estamos falando de um mercado consumidor ignorado pela moda”, ressalta Eduardo.

Para a Miss Bahia, Tayane Andrade, o que está mesmo na moda é a imagem que seu espelho reflete: “Fundamenta­l é ser quem você quer ser. Quer fazer dieta? Faz. O importante é ser feliz, estar de bem com o próprio corpo”.

CONTRA AS CRÍTICAS

Nem tudo, porém, é belo na vida de uma miss. Em meio às respostas positivas das seguidoras nas redes sociais, algumas pessoas criticam o trabalho que as meninas fazem, insistindo na ideia de que elas precisam perder peso. “É mais fácil É muito bacana porque eu vejo que as mulheres são muito carentes em relação a isso”, analisa a Miss Santa Catarina, Paloma Andrade.

A candidatas têm entre 18 e 45 anos e vestem manequim acima ou igual a 44. Para o criador do concurso, Eduardo Araúju, os números são mera formalidad­e, o que realmente conta na competição é a determinaç­ão das beldades.

“Não é a idade, o tamanho do corpo. São elas, é a postura, a dignidade, como vão enfrentar a passarela... São todas vencedoras. Elas vêm mostrar para outras mulheres que podem ser miss, independen­temente da cor, do manequim. É uma questão de empoderame­nto. Vieram mostrar que juntas são mais fortes”, explica.

A 3ª Edição do Concurso Miss Plus Size Nacional é a representa­ção de um segmento que, durante muito tempo, foi esquecido pela moda, mas que busca seu espaço para mostrar que a beleza não tem medida certa.

“Temos uma população acima do peso, mais de 120 estar em casa, se sentindo inferior, estranho e acovardado. Quando você faz o diferente, as pessoas não aceitam. Muitas vezes isso é o reflexo do que está errado com elas mesmas”, rebate a Miss Rio Grande do Norte, Maria Clara Cruz.

E até mesmo a evidente beleza de Paloma Andrade, representa­nte de Santa Catarina, parece ser ignorada neste ambiente onde as críticas são fora de qualquer medida: “No meu Instagram, tenho várias pessoas da área fitness me seguindo e mandando mensagens. Elas me veem como um desafio para me fazer emagrecer. Já até li ‘Eu vou deixar você linda’. O que mais querem é mostrar nosso antes e depois. Essas coisas são muito agressivas, precisamos lutar diariament­e com o nosso psicológic­o, porque nada disso pode nos derrubar”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Alaine Maria, (MA): ‘Mais preocupada­s com o peso quecoma saúde’
Alaine Maria, (MA): ‘Mais preocupada­s com o peso quecoma saúde’
 ??  ?? Taís Messchmidt (RR): ‘me veem e enxergam no próprio corpo’
Taís Messchmidt (RR): ‘me veem e enxergam no próprio corpo’
 ??  ?? Maria Clara Cruz (RN): ‘Quando você faz o diferente, não aceitam’
Maria Clara Cruz (RN): ‘Quando você faz o diferente, não aceitam’
 ??  ?? Paloma Andrade (SC): ‘desafio para me fazer emagrecer’
Paloma Andrade (SC): ‘desafio para me fazer emagrecer’
 ??  ?? Tayane Andrade, Miss Bahia: ‘Ser quem você quer ser’
Tayane Andrade, Miss Bahia: ‘Ser quem você quer ser’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil