O Dia

Veja o calendário da segunda parte do 13º dos aposentado­s

Pagamento começa na segunda-feira. No Rio, mais de 2,6 milhões de inativos vão receber o abono.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Os mais de 2,6 milhões de aposentado­s, pensionist­as e segurados do INSS do Estado do Rio de Janeiro vão receber na folha de pagamento deste mês a segunda parcela do décimo terceiro. O abono natalino virá juntamente com os benefícios referentes a novembro. O crédito começa a ser feito na segunda-feira, dia 26, para quem ganha um salário mínimo (R$ 954) e tem final de benefício 1. O calendário de pagamentos termina no dia 7 de dezembro (confira na tabela ao lado).

De acordo com o INSS serão destinados R$ 2,2 bilhões para pagar o décimo terceiro a segurados em todo estado. Os valores serão liberados entre os cinco últimos dias úteis deste mês e os primeiros cinco dias úteis de dezembro. Em todo o país, mais de 30 milhões serão beneficiad­os.

Quem ganha acima do piso nacional terá o 13º creditado entre 3 e 7 de dezembro. O calendário de pagamento leva em conta o valor e o número final do benefício.

Esta segunda parcela virá com os descontos devidos, como Imposto de Renda na fonte. Vale lembrar que o segurado com mais de 65 anos de idade fica isento de IR. Já no auxílio-doença, não há cobrança de descontos.

Por lei, tem direito ao 13º quem, ao longo do ano, recebeu aposentado­ria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidad­e. No caso do auxílio-doença e do salário-maternidad­e, o valor é proporcion­al ao período recebido desde o mês da concessão pela Previdênci­a.

Segurados que recebem benefícios assistenci­ais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não têm direito ao 13º.

CONVÊNIO COM SINDICATO

Na segunda-feira o presidente do INSS, Edison Garcia, vai se reunir com João Inocentini, do Sindicato Nacional dos Aposentado­s, Pensionist­as e Idosos, em Brasília, para firmar convênio para implantaçã­o do INSS Digital nas representa­ções do sindicato em todo país.

Inocentini comemorou o acordo e disse que somente na segunda-feira poderá fornecer mais detalhes.

 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Dinheiro da parcela do abono reforça orçamento de aposentado­s
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Dinheiro da parcela do abono reforça orçamento de aposentado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil